Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Cidadãos Extrajudicial Cartórios de Registro Civil

Cartórios de Registro Civil

Os cartórios de registro civil são responsáveis pelos registros de nascimento, de casamento e de óbito, dentre outros, além de fornecerem as certidões desses atos.

No Distrito Federal, há cartórios que possuem competência para praticar atos de registro civil,  registro de títulos e documentos e registro de pessoas jurídicas.

Nos cartórios de registro de títulos e documentos registram-se, principalmente, contratos que têm como objeto bens imóveis. Promovem, ainda, o registro de documentos gerais e são responsáveis por fazer notificações extrajudiciais.

O registro civil de pessoas jurídicas abrange os contratos sociais, atos constitutivos e estatutos – e suas respectivas alterações – das empresas, sindicatos, associações, fundações e sociedades civis, pias, religiosas, morais e científicas, etc.

O Distrito Federal conta com 13 cartórios de registro civil, localizados em Brasília, Taguatinga, Samambaia, Gama, Ceilândia, Sobradinho, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Brazlândia, Guará e Paranoá, além dos Postos Avançados em maternidades.