Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional 2ª Vice-Presidência NUPEMEC OFICINA DE PARENTALIDADE

Curso de Pais e Mães

Oficina de Pais e Filhos

 

A Oficina de Parentalidade é uma iniciativa fomentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que tem por objetivo provocar reflexões nos pais e mães que passam por conflitos relativos a ruptura da relação conjugal. 

Pressupõe a importância de relações saudáveis dos pais e mães com os filhos, questionando lugares comuns do processo de separação, com foco na criança, no adolescente e também no bem-estar da relação parental. Ajuda a compreender melhor os efeitos da separação na família, refletindo sobre estratégias de suporte para si e para os filhos, de modo a construírem um vínculo parental saudável e a lidarem da melhor forma possível com a mudança.

Como estabelecer uma relação parental saudável após o rompimento da relação conjugal? Como manter filhos com relações saudáveis com seus pais e mães?

A Oficina de Parentalidade é uma oportunidade para que pais e mães reflitam sobre os papéis que têm desempenhado e sobre a qualidade das relações que têm estabelecido e, assim, possam escolher agir da maneira mais saudável para si e para seus filhos. É um convite para se responsabilizarem sobre suas vidas e sobre as vidas de seus filhos de forma madura e amorosa.

Conforme diretrizes do CNJ, a oficina de parentalidade corresponde a um programa educacional e preventivo. Não tem por objetivo resolver conflitos específicos e sim provocar reflexões para que cada pai e mãe possa decidir qual o melhor caminho sobre seu papel parental.

Salvo notícia de crime, todas as informações e conversas que ocorrem nas oficinas têm caráter sigiloso e confidencial, não sendo repassadas ao outro ex cônjuge ou aos juízes dos processos.

Acesse as cartilhas:

Cartilha do divórcio para os pais

Cartilha do divórcio para os filhos e adolescentes

 

Curso de Pais e Mães Online

Com objetivo de difundir o conteúdo das Oficinas de Parentalidade presenciais, realizadas em diversos tribunais do país, o CNJ disponibilizou o Curso de Pais e Mães Online. A iniciativa busca auxiliar famílias que enfrentam conflitos relacionados à ruptura do vínculo conjugal a criarem uma relação saudável junto aos filhos.

 

Metodologia:

          O curso é realizado na modalidade a distância e no formato autoinstrucional, ou seja, sem a presença de um tutor. O curso é dividido em três módulos e, para ter acesso ao módulo seguinte, é necessário fazer o questionário avaliativo e obter nota de pelo menos 70% na atividade avaliativa. As atividades de aprendizagem estão distribuídas entre conteúdos interativos, textos, vídeos temáticos e questionários avaliativos. O curso conta ainda com um "Fórum de interação", com participação facultativa, no qual o estudante poderá interagir e trocar mensagens com os demais participantes do curso.

 Inscrições disponíveis na página do CEAJUD (clique aqui)

A Turminha do EnzoConheça também a cartilha produzida pelo Conselho Nacional de Justiça sobre separação de casais. A Turminha do Enzo: "Meus pais não moram mais juntos. E agora?"