Memorial do TJDFT foi visitado por mais de 1900 pessoas em 2016

por ACS — publicado 2017-01-07T13:36:00-03:00

Memorial TJDFTO Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu 1936 visitantes ao longo do ano de 2016, entre autoridades, servidores, turistas e estudantes, brasileiros ou estrangeiros. O Memorial também cedeu o espaço para três lançamentos de livros e 16 exposições artísticas temporárias, selecionados por meio de Edital, que permitiram aos visitantes ter acesso a pinturas, fotografias, desenhos, xilogravuras, pirogravuras e esculturas de diversos artistas.

O Serviço de Apoio à Memória Institucional – SERAMI, responsável pelo Memorial e pelo Centro de Memória Digital, contabilizou também mais de 90 mil acessos e 131 mil downloads no site, que disponibiliza informações, documentos, fotos, discursos e outras curiosidades sobre a história do TJDFT. Neste ano, foram adicionados novos vídeos ao Programa História Oral e publicadas mais cinco edições do Informativo Histórico Monumentum.

O SERAMI acrescentou dois novos itens em sua exposição permanente: o processo judicial 590/1960, um dos primeiros casos do Tribunal do Júri de Brasília, que trata de um hipotético crime passional praticado em 1959, no Acampamento Planalto (atual Vila Planalto); e também um objeto histórico, um “gravador para fitas de rolo”, equipamento sonoro para gravação e reprodução de sinais de áudio em fitas magnéticas. Foi um modelo utilizado pelo TJDFT entre as décadas de 1970/ 80 para gravações de pronunciamentos, sessões do Conselho Especial, de Câmaras e Turmas.

Neste ano, o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu 31 visitas guiadas, isto é, de grupos que agendaram previamente com o SERAMI um roteiro de visitação tanto ao Memorial, quanto a sessões de órgãos colegiados ou de júris, conforme o interesse apresentado. Os grupos foram os mais variados possíveis, incluindo desde alunos de faculdades ou escolas locais, até índios do Xingu ou intercambistas do Chile, e de faculdades de outros estados brasileiros, como Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

O Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte já abriu processo seletivo para o calendário 2017 de exposições e mostras temporárias do Memorial. O TJDFT continua trabalhando para fomentar a pesquisa, preservação e divulgação de sua história, além de fomentar a arte e a cultura no DF. O Tribunal espera receber sua visita no ano que vem.

Saiba Mais

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.