Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Acontece Memorial do TJDFT foi visitado por mais de 1900 pessoas em 2016

Memorial do TJDFT foi visitado por mais de 1900 pessoas em 2016

por ACS — publicado em 07/01/2017 14:36

Memorial TJDFTO Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu 1936 visitantes ao longo do ano de 2016, entre autoridades, servidores, turistas e estudantes, brasileiros ou estrangeiros. O Memorial também cedeu o espaço para três lançamentos de livros e 16 exposições artísticas temporárias, selecionados por meio de Edital, que permitiram aos visitantes ter acesso a pinturas, fotografias, desenhos, xilogravuras, pirogravuras e esculturas de diversos artistas.

O Serviço de Apoio à Memória Institucional – SERAMI, responsável pelo Memorial e pelo Centro de Memória Digital, contabilizou também mais de 90 mil acessos e 131 mil downloads no site, que disponibiliza informações, documentos, fotos, discursos e outras curiosidades sobre a história do TJDFT. Neste ano, foram adicionados novos vídeos ao Programa História Oral e publicadas mais cinco edições do Informativo Histórico Monumentum.

O SERAMI acrescentou dois novos itens em sua exposição permanente: o processo judicial 590/1960, um dos primeiros casos do Tribunal do Júri de Brasília, que trata de um hipotético crime passional praticado em 1959, no Acampamento Planalto (atual Vila Planalto); e também um objeto histórico, um “gravador para fitas de rolo”, equipamento sonoro para gravação e reprodução de sinais de áudio em fitas magnéticas. Foi um modelo utilizado pelo TJDFT entre as décadas de 1970/ 80 para gravações de pronunciamentos, sessões do Conselho Especial, de Câmaras e Turmas.

Neste ano, o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu 31 visitas guiadas, isto é, de grupos que agendaram previamente com o SERAMI um roteiro de visitação tanto ao Memorial, quanto a sessões de órgãos colegiados ou de júris, conforme o interesse apresentado. Os grupos foram os mais variados possíveis, incluindo desde alunos de faculdades ou escolas locais, até índios do Xingu ou intercambistas do Chile, e de faculdades de outros estados brasileiros, como Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

O Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte já abriu processo seletivo para o calendário 2017 de exposições e mostras temporárias do Memorial. O TJDFT continua trabalhando para fomentar a pesquisa, preservação e divulgação de sua história, além de fomentar a arte e a cultura no DF. O Tribunal espera receber sua visita no ano que vem.

Saiba Mais

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.

ícone twitter  ícone facebook