Desembargador Romeu Gonzaga Neiva - Posse no cargo de Presidente do TJDFT no biênio 2020-2022

por ACS — publicado 2020-04-22T17:48:10-03:00

Inicio esta manifestação dirigindo meus cumprimentos ao Desembargador Romão Cícero Oliveira, até então nosso Presidente, bem assim a todos os demais componentes da Corte e, através de suas pessoas, saúdo todas as diretorias e integrantes das demais Cortes de Justiça, nas várias instâncias.

Cumprimento também a Drª Fabiana Costa Oliveira Barreto, DD. Procuradora-Geral de Justiça do Distrito Federal, na pessoa de quem cumprimento a todos os senhores membros do Ministério Público. E, por igual, cumprimento ao Dr. Délio Lins e Silva Júnior, Presidente da OAB-DF, estendendo a saudação aos senhores Advogados.

Senhores Servidores da Corte,

Senhoras e Senhores que acompanham a solenidade.

  1. Nesta tarde deveríamos, por tradição, estarmos reunidos no salão plenário, mas, parafraseando o Ministro Marco Aurélio Melo: “vivemos tempos extremos”.
  2. O inesperado nos obriga ao diferente. Assim é que, ao fito de preservarmos a higidez, impedindo eventual contaminação pela pandemia que se abate sobre nós – a COVID19 – deu-se preferência pela forma da “telepresença” na composição do Tribunal Pleno, como impõe a norma regimental.
  3. O que não é de todo um mal: permite que o nosso Tribunal demonstre a eficácia de valer-se das ferramentas eletrônicas para a comunicação, revelando o trabalho e a competência de seus administradores no acompanhar do progresso. Afinal, estamos no limiar de uma nova era da forma de comunicarmos, ou seja, dando os primeiros passos no século XXI.
  4. De fato, há que se agradecer às gestões passadas da Corte pelos avanços tecnológicos responsáveis por manter a prestação jurisdicional e garantir que o Judiciário cumpra o seu papel na sociedade do Distrito Federal.
  5. Os gestores do Tribunal de Justiça têm enfrentado desafios nos últimos tempos. Antes da pandemia, com a restrição do orçamento, foi necessário otimizar recursos em todos os níveis institucionais. Ainda assim, a Corte distrital manteve a excelência em suas atividades, reconhecida nacionalmente com a recepção do Selo Diamante do Conselho Nacional de Justiça.
  6. Nesse contexto, daremos continuidade às ações de qualidade e celeridade da prestação jurisdicional e aos projetos que visem aperfeiçoar as atividades externas e internas da Casa, voltadas ao cidadão e ao público interno.
  7. Assim seguiremos, no caminho bem trilhado por nossos antecessores, garantindo a utilização correta, responsável e eficaz do orçamento disponível, resguardada por inequívoca transparência, como requer a gestão pública.
  8. Conferiremos especial atenção aos processos de trabalho e à gestão e valorização dos recursos humanos, que devem estar adaptados à nova realidade tecnológica, rapidamente disseminada no Tribunal.
  9. E estabeleceremos o novo plano estratégico do TJDFT, de 2021 a 2026, em consonância, ainda, com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, que será definida pelo Conselho Nacional de Justiça.
  10. Senhoras e senhores, continuar construindo o caminho de excelência até então trilhado é o principal objetivo da Gestão 2020-2022. Com persistência – removedora de qualquer obstáculo –, transparência e abertura ao diálogo, criar oportunidades para o desenvolvimento da instituição.
  11. Destaco que, pela primeira vez na história do Tribunal, três desembargadoras ocuparão a administração superior. Admiráveis pela retidão, pelo comprometimento e pela competência com que sempre exerceram a magistratura e os cargos administrativos anteriores, com certeza conferirão equilíbrio e sabedoria às nossas decisões, com a característica sagaz do gênero feminino.
  12. Por último, e antes de finalizar, permita-me fazer um agradecimento especial à minha família, personificada na minha mulher, Sandra, companheira por quase 5 décadas, cujo apoio e carinho incondicionais sempre me permitiram trilhar com segurança qualquer caminho. Desde os bancos da faculdade, passando pelo Ministério Público, onde juntos sempre mantivemos postura altiva e profissional no desempenho das funções. E, creiam, não será diferente agora. Que Deus nos ilumine.

                        Muito obrigado.