Memorial do TJDFT completa sete anos

por ACS — publicado 2017-04-10T09:05:00-03:00

O Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte completou sete anos de funcionamento, dia 19/4. Inaugurado em 2010 como parte das comemorações do 50° Aniversário do TJDFT, o Memorial foi resultado da ação do Conselho Gestor do Programa Memória, coordenado pela desembargadora Maria Thereza de Andrade Braga Haynes.

Programa Memória

O Programa Memória do TJDFT foi criado por meio da Portaria Conjunta n° 17, de 2 de maio de 2007, no âmbito da estrutura da Vice-Presidência. O Programa nasceu com o propósito de preservar e divulgar a memória institucional, tanto em sua versão digital, por meio do Centro de Memória Digital, como em sua versão física, com a instalação de um espaço histórico-cultural – hoje, o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte.

A homenagem à desembargadora Lila Pimenta Duarte ocorreu em 25 de setembro de 2009, quando a sessão do Tribunal Pleno do TJDFT designou, por uma unanimidade, seu nome para o Memorial. O espaço, idealizado pela Secretaria de Gestão Documental – SEGD e pela Vice-Presidência, foi projetado pela arquiteta do Tribunal, Sandra Henriques, e contou com a consultoria de uma museóloga.

Lila Pimenta Duarte

A desembargadora Lila Pimenta Duarte nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 15 de abril de 1923. Formou-se Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Dois anos depois, em janeiro de 1968, tomou posse como juíza substituta no Tribunal de Justiça de Goiás.

Em 1976, foi aprovada no VI Concurso para magistratura do TJDFT, passando por diversas Varas Cíveis e de Família, Órfãos e Sucessões, até ser promovida a juíza titular da Vara de Acidentes do Trabalho. Em 14/2/1992, foi promovida ao cargo de desembargadora do TJDFT, no qual se aposentou em 8/3/1993. Lila Pimenta Duarte foi a segunda mulher a se tornar desembargadora do TJDFT. A magistrada faleceu em 14/8/2002.

Visite o Memorial!

O Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, abriu o calendário de exposições temporárias de 2017. Em sincronia também com o Dia do Índio, dia19/4, o espaço recebeu a mostra de fotografias intitulada "Yanomami - Olhares ocultos”, do fotógrafo André Rodrigo. A visitação está aberta até 5/5.

O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O Espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.