Memorial TJDFT

Exposição reúne obras da artista Therese von Behr
por ACS — publicado 2018-07-18T16:30:00-03:00

MEMORIAL DO TJDFT ABRE EXPOSIÇÃO DE AQUARELISTA RENOMADA

De 16/7 a 27/7, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebe a exposição “Aquarelas do Brasil”, da renomada artista lituana Therese von Behr. A mostra, composta de 80 pinturas em técnica de aquarela sobre papel, tem projeto e curadoria de Flavia Maroja Limeira. As visitas podem ser realizadas, das 12 às 19h, no Memorial TJDFT, localizado no 10º andar do Bloco A, na ala A, do Fórum de Brasília.

Além das 80 pinturas em aquarela, o público pode apreciar cópias de obras da mãe de Therese, a consagrada pintora polonesa de “portraits” Ana de Romer, mencionada na Enciclopédia Universal Ilustrada Europeu-Americana, e mais dois trabalhos de alunas da aquarelista.

A abertura da exposição na segunda-feira, 16/7, foi prestigiada pelo poeta Nicholas Behr, filho da artista, entre outros amigos e familiares, e por embaixatrizes e representantes do Clube Internacional de Brasília. O evento contou ainda com a presença do Corregedor da Justiça do DF, desembargador Humberto Ulhôa; dos juízes do TJDFT Omar Dantas, Luciana Yuki e Camille Ferreira; além de servidores da Casa.

Therese von Behr nasceu em Vilnius, capital da República da Lituânia e desde a infância, tendo a mãe como inspiração e mestra, começou a pintar temas da natureza. Aos 10 anos de idade, Therese deixou o país natal, fugindo da Segunda Guerra Mundial. Chegou ao Brasil em 1956, depois de passar pela Letônia, Alemanha e Canadá, indo morar em uma fazenda no Mato Grosso. Em 1974, a artista veio para Brasília, onde fincou raízes e se apaixonou pela beleza e diversidade do cerrado, tema marcante de suas aquarelas.

Clique aqui e confira a galeria de imagens da exposição, disponível no Flickr do TJDFT.

Exposição Therese von Behr

Memorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.