Memorial TJDFT

Último dia das exposições de desenhos e pinturas
por ACS — publicado 2018-09-08T08:55:00-03:00

Memorial TJDFTAs exposições de pinturas "Sobre o Traçado... Brasília, cores e afetos", da artista plástica Rita Brasil; e a mostra de desenhos intitulada "Elas, por ele", do artista Wladimir Coubelli, ficam abertas ao público até nesta sexta-feira, 19/10, no espaço cultural do Tribunal, localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília.

Rita Brasil tem bacharelado e mestrado em Artes, além de doutorado em Teorias da Comunicação pela Universidade de Brasília. Desde 1995, já participou de 16 exposições individuais ou coletivas, do DF aos Estados Unidos, passando pela Itália. No TJDFT, a artista apresenta 10 pinturas abstratas, produzidas entre 2016 e 2018, que têm como referência imediata o projeto de concepção de Brasília, trazendo impressões sobre os vitrais de Mariane Peretti, os azulejos e desenhos de Athos Bulcão, os traçados de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, as pinturas e jardins de Burle Marx, entre outros.

Wladimir Coubelli é graduado em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Tem especialização em Gestão Cultural pelo Senac-DF e cursos técnicos de fotografia e música, tendo participado de duas exposições coletivas na carreira. Para o Tribunal, o artista traz 15 desenhos com enfoque no olhar feminino, pelos quais pretende chamar a atenção sobre os desafios da mulher na sociedade, em diversas culturas. O desenhista busca instigar reflexões sobre a vida das mulheres entre os diferentes grupos sociais.

Memorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.