Mês da Mulher

TJDFT lança e-book e encerra programação dia 30/3
por ACS — publicado 2017-03-24T17:10:00-03:00

Lançamento do Livro "Maria da Penha vai à Escola"Na próxima quinta-feira, 30/3, será lançado o e-book “Maria da Penha vai à Escola: educar para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher”, organizado pelo juiz Ben-Hur Viza e pela professora da UnB Valeska Zanello.

O lançamento terá lugar no auditório da Casa da Mulher Brasileira, às 9 horas. Na ocasião, haverá fala dos organizadores do livro e realizada a aula inaugural da 3ª Edição do Curso “Maria da Penha vai à escola”.

A programação voltada para a mulher teve início no dia 6/3, quando uma cerimônia abriu a VII Semana da Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, idealizada pela Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8/3.

O propósito da campanha é a pacificação social, começando pela paz nos lares brasileiros. No TJDFT, os eventos prolongam-se até o final do mês.

Ao longo deste mês de programação da mulher, foram realizados uma série de eventos, entre eles: exposição fotográfica, mostra de curtas, palestras, rodas de conversa, oficinas, debates, conferências e capacitações. Todas as atividades estão voltadas ao esclarecimento dos participantes sobre a Lei Maria da Penha – aplicação, consequências, rede de apoio etc,  bem como à prestação de informações jurídicas sobre o tema. Veja aqui a programação completa.

Maria da Penha vai à Escola

O Maria da Penha vai à Escola é um projeto desenvolvido pelo Centro Judiciário da Mulher – CJM do TJDFT, desde 2014, para promover e divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas públicas do Distrito Federal. Por meio da iniciativa, são promovidas várias atividades para informar, capacitar e orientar diretores, professores, orientadores educacionais e alunos quanto aos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com vistas a garantir a efetiva aplicação da Lei Maria da Penha.

Atualmente, fazem parte da parceria o TJDFT, o MPDFT, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, a Polícia Civil do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal, a Defensoria Pública do Distrito Federal e a OAB/DF.