Desembargadores de SP e do RS conhecem os setores de mediação e conciliação do TJDFT

por MLC — publicado 2012-08-13T17:45:00-03:00

MagistradosRSeSPNa tarde desta segunda-feira, 13/8, o Desembargador Lecir Manoel da Luz, 2º Vice-Presidente, recebeu a visita do Desembargador do TJ/SP, Vanderci Álvares, e da Desembargadora do TJ/RS, Vanderlei Teresinha Kubiak, acompanhado pelo servidor Pacífico Marcos Nunes da Assessoria da 2º Vice-Presidência. Os desembargadores vieram conhecer o trabalho realizado pelo Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB, considerados referências em relação ao tema entre os Tribunais.

A juíza coordenadora do CEJUSC/BSB, Luciana Yuki Sorrentino, e a Coordenadora Substituta do NUPEMEC, Marinurze Ribeiro, apresentaram a equipe, as instalações dos setores, as salas para mediação e a sala para realização de cursos de conciliação, e também o sistema de acompanhamento e gerenciamento de audiências de conciliação, que pode ser utilizado em tempo real e gera estatística. Os resultados das semanas de conciliação, realizadas pelo NUPEMEC, foram demonstradas aos desembargadores.

A Desembargadora Vanderlei Teresinha pôde confirmar as informações obtidas por colegas sobre as conciliações do TJDFT. “Pude constatar que a estrutura aqui é ideal para realizar as conciliações. O sistema de gerenciamento é excelente.", declarou. O Desembargador Vanderci disse que ficou impressionado com o espaço e com o sistema de acompanhamento em tempo real.

Ao final, os visitantes foram presenteados com o DVD sobre a capacitação de conciliadores da parceria entre o TJDFT e a faculdade de Direito do Uniceub.