Justiça Comunitária recebe visita de comitiva europeia

por JAA — publicado 2012-08-08T18:20:00-03:00

Justiça Comunitária recebe visitantesEspecialistas espanhóis visitaram, na tarde desta quarta-feira (8/8), o Progama Justiça Comunitária. Eles fazem parte do programa Eurosocial II, que tem por objetivo promover cooperação técnica, financiada pela União Europeia, para aumentar a coesão social na América Latina, por meio de apoio a políticas públicas e pelo fortalecimento das instituições que as promovem.

O juiz Miguel Herrero e o advogado José Ramon, ambos espanhóis, foram apresentados ao Programa Justiça Comunitária pelas suas coordenadoras, juízas Gláucia Foley e Carla Patrícia. Elas deram uma aula sobre como surgiu o Justiça Comunitária, o funcionamento do Programa, como são recrutados os agentes comunitários e como eles atuam para mediar os conflitos e solucionar problemas da própria comunidade.

Depois da exposição das magistradas, a comitiva assistiu a um esquete de teatro simulando, de forma cômica, uma mediação. Ainda visitaram estandes com fotos de vários eventos e atividades do Programa e após um lanche  as magistradas apresentaram os resultados já obtidos pelo Justiça Comunitária  e ouviram depoimentos de alguns agentes.

Além das juízas, estiveram presentes à visita Roberta Tiemi Saíta, representante da Secretaria de Reforma do Judiciário; Tatiana Carvalho, chefe de gabinete da 2ª Vice-Presidência; e Adriana Salerno, assessora do Desembargador Roberval Belinati.

No dia de ontem (7/7), a comitiva conheceu o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília e o Programa Justiça Restaurativa, no Núcleo Bandeirante.