Programa Cidadania e Justiça na Escola inicia nesta segunda-feira

por ACS — publicado 2012-08-05T20:35:00-03:00

O TJDFT inicia nesta segunda-feira, dia 6/08, o Programa Cidadania e Justiça na Escola em 2012. A cerimônia de abertura das atividades acontecerá no auditório Sepúlveda Pertence, às 9h30. Neste ano, o programa vai atender cinco regionais de ensino: Brazlândia, Guará, Plano Piloto, Samambaia e  Santa Maria, abrangendo 110 escolas e alcançando 10 mil alunos, em visitas regulares dos magistrados às escolas. Haverá visita de alunos aos fóruns do TJDFT.

O programa, que já completa onze anos no DF, foi criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e adotado pelo TJDFT, pela AMAGIS e pela Secretaria de Educação do Distrito Federal em 2001. Em 2011, o Programa associou-se a outro projeto do TJDFT que foi o Museu Escola, que permitiu ao Tribunal, sair na frente e já iniciar o ano com a Meta 4 do Poder Judiciário cumprida: "implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos".

Neste ano de 2012, cada regional de ensino será considerada um núcleo e cada núcleo será coordenado por um juiz que participou do programa nos anos anteriores. Em 2011, o Programa Justiça e Cidadania na Escola atendeu cerca de oito mil crianças, de 200 escolas públicas do DF. Durante o ano, o programa contou com o apoio de 28 Magistrados, sendo 27 Juízes e um Desembargador, e encerrou as atividades com uma grande festa de premiação aos vencedores do concurso Talmirim, realizado nas modalidades redação, música, arte, dança, teatro e literatura.

O programa se desenvolve por meio de encontros entre magistrados, alunos e professores do 5º ano (antiga 4ª série) do ensino fundamental de escolas públicas, para debaterem sobre direitos e deveres, organização do Estado, função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito, além de conceitos relevantes para a formação do cidadão, como ética, justiça e cidadania.

Para as atividades, os professores recebem uma cartilha em forma de revista em quadrinhos, que traz, de maneira didática e simplificada, explicações sobre as questões que serão posteriormente debatidas com os magistrados. O assunto é explorado em sala de aula e nas visitas do programa, o conteúdo da cartilha é detalhado pelos magistrados numa conversa informal, com espaço para dúvidas e comentários, possibilitando uma melhor compreensão dos temas abordados na publicação.