TJDFT alerta para o Dia de combate à poluição

por ACS — publicado 2012-08-14T10:10:00-03:00

Todas as vezes que se fala sobre poluição, a imagem que vem  à mente é a de carros emitindo gás carbônico, ruas com acúmulo de lixo ou  fábricas emanando fumaça. Mas está na hora de pensar também no quanto nossas  atitudes poluem o nosso ambiente.

O TJDFT, por meio do Programa de Responsabilidade  Socioambiental Viver Direito, busca minimizar o impacto ambiental de suas  atividades, por meio de diversas AÇÕES, entre elas:

- o estímulo à redução do consumo de papéis e copos  descartáveis, que demoram anos para serem dissolvidos na  natureza;

- a virtualização processual e administrativa, que  reduzem o uso de papel e impressões;

- a destinação correta de pilhas e lâmpadas, que contêm  alto teor de resíduos poluentes;

- o estímulo ao uso consciente do ar-condicionado, e a manutenção constante desses equipamentos.

Faça sua parte e reduza a emissão dos poluentes do ar, sonoros e residuais. Evite desperdícios, opte pela ventilação natural (sem esquecer que ar-condicionado e janela aberta não combinam!) e fique ligado nas ações individuais que podem colaborar para a qualidade de nossas vidas:

- Separe o lixo antes de descartá-lo – lixo seco não pode ser contaminado por lixo orgânico.

- Use menos o carro, grande culpado pela emissão de gases no ar. Proponha aos colegas e vizinhos o rodízio de carona, use mais o transporte funcional, e opte por andar a pé ou de bicicleta, sempre que possível.

- Escolha modelos de carros menos poluentes, regule sempre o motor e calibre os pneus uma vez por semana para diminuir a emissão de poluentes.

- Fique de olho  em quem polui — Hoje, as multas para caminhões e ônibus poluidores são altíssimas. Anote a placa de quem suja o ar e denuncie à secretaria de meio ambiente.

O Programa  Viver Direito teve início em 2009. Ao longo dos anos reuniu e consolidou ações socioambientais no âmbito do TJDFT. Hoje, essas ações estão estabelecidas no planejamento estratégico do TJDFT e visam à conscientização e promoção de valores ligados ao respeito à vida e ao meio-ambiente. 

Clique aqui e conheça o programa socioambiental do TJDFT.


TJDFT: Nossa ação é Viver  Direito!