TJDFT participa do lançamento da campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude"

por AB — publicado 2012-11-08T16:50:00-03:00

ConteAté10O juiz do TJDFT João Marcos Guimarães Silva participou na manhã desta quinta-feira, 8/11, do lançamento da campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude", na sede do Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP. A campanha faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP) e propõe contar até dez e manter o controle antes de cometer qualquer violência, a fim de reduzir os expressivos índices de homicídios por impulso ou por motivos fúteis registrados no país.

A ideia da campanha é sensibilizar a sociedade para uma atitude de tolerância, diante de situações que são propensas ao conflito, como discussões em bares, no trânsito, no ambiente doméstico, escolas, entre vizinhos e outras. O público-alvo, embora diversificado, tem como foco principal os jovens, que, segundo dados do CNMP, são as principais vítimas, além de ser o grupo que concentra grande parte dos autores desses homicídios.

A ENASP foi instituída em fevereiro de 2010, por ato conjunto do CNJ, Ministério da Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público, com o objetivo de promover a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança no país e coordenar as ações de combate à violência. Nesse sentido, instituiu em 2011 4 metas a serem alcançadas.

O juiz João Marcos Guimarães Silva, titular do Tribunal do Júri de Taguatinga, é gestor de duas metas instituídas pela ENASP, que visam agilizar o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. Em evento realizado no mês passado, o magistrado anunciou que as duas metas ("Alcançar a pronúncia em todas as ações penais por crimes de homicídio ajuizadas até 31 de dezembro de 2008" e "Julgar as ações penais relativas a homicídio doloso distribuídas até 31 de dezembro de 2007") já estão praticamente cumpridas pelo TJDFT.

Além de sensibilizar a sociedade, por meio da campanha, para adotar atitudes contra a violência, a ENASP também quer combater a impunidade, qualificando a investigação e o julgamento dos crimes, a fim de oferecer respostas mais rápidas e efetivas à população.