Agentes de Justiça Comunitária prestigiam aula de sociólogo português na UnB

por AB — publicado 2012-10-30T18:05:00-03:00

boaventuraAgentes do Programa Justiça Comunitária, servidores e uma das coordenadoras do programa, Juíza Glaucia Falsarella, participaram nesta terça-feira, 30/10, na Aula de “Inquietação” ministrada pelo renomado sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, no Teatro de Arena da UnB.

O sociólogo, que chegou a morar numa favela do Rio de Janeiro, nos anos 1970, defende os movimentos sociais como forma de fortalecimento da democracia participativa. Seu trabalho é dedicado a temas como globalização, justiça social, democracia e direitos humanos.

Boaventura escolheu o Brasil como cenário para compreender as raízes das injustiças econômicas e sociais e debater um novo caminho para o mundo. Suas ideias costumam ser evocadas em discussões que envolvem os temas mais sensíveis da atualidade.

Para o autor de A Crítica da Razão Indolente, é preciso criticar radicalmente as verdades estabelecidas. “As teorias críticas que hoje vigoram no mundo foram produzidas pelos países do Hemisfério Norte. As experiências inovadoras de hoje estão acontecendo no Hemisfério Sul e é para elas que o mundo tem que olhar”, afirmou. Ele também defende que a tradição e as culturas mais antigas, como os movimentos indígenas e os povos africanos possuem experiências capazes de criar políticas públicas e transformar a sociedade - papel que também pode ser atribuído aos Agentes de Justiça Comunitária.