Programa Justiça Comunitária encerra segunda etapa de capacitação de catadores

por JAA — publicado 2013-04-26T17:30:00-03:00

No próximo sábado (27/4), encerra-se a segunda etapa do Projeto Fênix, que tem por objetivo capacitar os catadores de materiais recicláveis no exercício de seus direitos, no uso das redes sociais que podem lhe prestar assistência, e na forma de resolver os conflitos que surjam em seu ambiente de trabalho e na sua comunidade, por meio da mediação.

Participam desta segunda etapa, os catadores de material reciclável de Santa Maria, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Candangolândia, Estrutural e Planaltina, que acontecerá no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), campus da Ceilândia, a partir de 9h.

Durante o evento, os catadores apontaram quais as suas principais necessidades, em termos coletivos, demonstraram muito interesse em saber como ter direito aos benefícios previdenciários e apresentaram as suas reivindicações para conseguir uma melhora na sua qualidade de vida.

Eles receberam todas as orientações sobre como ter acesso aos seus direitos junto à Previdência, quais os direitos trabalhistas e noções de como agir coletivamente em prol de toda a comunidade.

O Projeto Fênix é fruto de uma parceria realizada entre o Programa Justiça Comunitária e a Coordenação de Gestão Socioambiental do TJDFT, com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) do Governo do Distrito Federal (GDF), o Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), a Universidade de Brasília, e a Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (CENTCOOP).

Na primeira etapa do projeto, realizada em março deste ano, foram capacitados os catadores Regiões da Estrutural, Brasília, Planaltina e Sobradinho.