Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2013 Junho CNJ suspende emissão gratuita de Certidões de Nada Consta pelo TJDFT

CNJ suspende emissão gratuita de Certidões de Nada Consta pelo TJDFT

por ACS — publicado em 07/06/2013 18:00

Por determinação do Presidente do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT suspendeu a emissão gratuita das Certidões de Nada Consta Cíveis e Criminais, oferecida à população do DF desde o último dia 31 de maio. A decisão do Ministro Joaquim Barbosa, Presidente do CNJ, suspende a eficácia da decisão do Presidente do TJDFT, que determinava a emissão das certidões pelo TJDFT. 

Até a data de ontem, 6/6, o TJDFT havia emitido cerca de 5.900 Certidões de Nada Consta Cíveis e Criminais, de forma gratuita, para a população do DF, atendendo determinação do Tribunal de Contas da União e o preceito constitucional de estatização do serviço. As Certidões de Nada Consta são utilizadas em diversas situações da vida pessoal e profissional dos cidadãos.

Agora, com a decisão do CNJ, as certidões voltam a ser expedidas somente pelo Cartório de Distribuição Ruy Barbosa, mediante pagamento. A decisão do CNJ atende a Reclamação apresentada pelo titular do Cartório Rui Barbosa. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, ao ser noticiado da decisão, de imediato deu cumprimento ao determinado, suspendendo a emissão das certidões. 

Veja aqui a íntegra da decisão.

ícone twitter  ícone facebook