Vem aí a 4ª DiversidARTE

por VS — publicado 2013-09-06T16:55:00-03:00

Diversidarte

Desfile de moda de crianças com deficiência, projeto cão guia, exibição de curtas metragens e palestras são algumas das atrações do evento voltado à inclusão de pessoas com deficiência

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios inicia, no dia 16/9, a 4ª DiversidARTE e traz atrações imperdíveis, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência. Desfile de moda inclusivo no Fórum de Brasília, visita do projeto Cão Guia de Cegos do Distrito Federal e exibição de curtas metragens no Fórum de Brazlândia, palestra com o primeiro atleta deficiente visual a correr uma ultramaratona no Fórum do Paranoá, dança de cadeiras de rodas no Fórum da Ceilândia, são algumas das atividades do evento, aberto ao público.

Uma das atrações mais esperadas é o desfile de moda de crianças com deficiência do Projeto Fashion Inclusivo, que tem o intuito de incentivar a socialização e a autoestima por meio da inclusão social. O desfile acontece no dia 16 de setembro, no Fórum de Brasília, no hall de entrada do Palácio. O Projeto Fashion Inclusivo divulga a moda completa, que respeita o bem vestir de todos, sem distinção, promovendo a sensibilização da sociedade quanto a importância da inclusão das pessoas com necessidades especiais. Confira aqui o vídeo.

O TJDFT, por meio do Núcleo de Inclusão – NIC, vai realizar, de 16 a 20 de setembro, uma semana inclusiva movida a arte, moda, compartilhamento de experiências e, acima de tudo, muita integração entre pessoas com e sem deficiência. A 4ª DiversidARTE acontece simultaneamente nos Fóruns de Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Leal Fagundes, Paranoá, Samambaia, São Sebastião e no Juizado Especial do Guará.

Em sua quarta edição, a DiversidArte de 2013 traz o slogan A diversidade enriquece a vida, mostrando que conviver com as diferenças promove o crescimento de todas as pessoas. A DiversidArte é realizada sempre nos meses de setembro quando se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9). A cada ano é promovida uma semana dedicada a atividades culturais, palestras e até esportes voltados à inclusão de pessoas com deficiência. Ao lado de mostras de pintura, escultura e fotografia, várias atividades inclusivas chamam a atenção dos visitantes.

Na primeira edição, em 2010, foram apresentados ao público equipamentos de informática que viabilizam a acessibilidade e foram expostos quadros com textura, aroma e relevo, acessíveis a pessoas com deficiência visual. Na ocasião, o escultor Flávio Luís, que é deficiente visual, fez, in loco, a escultura de um rosto humano.

Em 2011, a 2ª DiversidArte – Mesclando Singularidades trouxe preleções que emocionaram o público. A ex-Miss Ceará Vanessa Vidal proferiu a palestra Força, Vida e Superação - Uma Via para a Inclusão, no Fórum de Brasília. Contando sua história de vida como pessoa surda que conseguiu superar inúmeros obstáculos, a autora do livro A Verdadeira Beleza acabou atendendo a solicitações e repetindo sua fala em outros Fóruns do DF. O servidor da Casa Sérgio Fróes falou de sua vida e de suas conquistas no hipismo. Sérgio coleciona títulos importantes na modalidade e participou inclusive dos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012. Na mesma edição, servidores do TJDFT e jurisdicionados assistiram a uma exibição de dança em cadeira de rodas apresentada por crianças do Grupo Asas para Dançar.

Na terceira edição, em 2012, a 3ª DiversidArte – Matizes da Pluralidade buscou inspiração nas borboletas, belas e diversificadas, mas que precisam passar por uma transformação para se revelarem em sua plenitude. Durante a solenidade de abertura, a artista plástica Eva Leite, tetraplégica, concluiu a confecção de um quadro que pintou com a boca e ofereceu ao Tribunal. A obra traz o símbolo da Justiça estilizado. Na mesma semana foi exibido, em avant première, o curta metragem O Jogo dirigido pelo cineasta cego João Júlio Antunes. Uma das palestras constantes da programação foi proferida por Adauto Belli, primeiro atleta deficiente visual do mundo a correr a Ultra-Maratona, feito que realizou ao lado do servidor do TJDFT Weimar Pettengill. As dependências do Fórum de Brasília e do Palácio da Justiça receberam a visita dos animais do Projeto Cão Guia de Cegos do DF que mostraram sua habilidade para circular por prédios públicos, permitindo mais mobilidade aos cegos. As atividades foram encerradas com um animado jogo de basquete em cadeira de rodas no Clube da Assejus e a apresentação do grupo Surdodum na Batida do Silêncio.

Confira aqui a programação completa do evento.