Consumo consciente no TJDFT gerou 8 mil blocos de rascunho com reuso de papel

por ACS — publicado 2014-08-14T14:10:00-03:00

Consumo ConscienteO reuso de materiais é um dos pilares da responsabilidade socioambiental. No TJDFT, o estímulo ao consumo responsável e consciente produziu 8.825 blocos de rascunho a partir dos papéis impressos em apenas um lado da folha. O dado está no Relatório de adesão do TJDFT à Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, referente ao ano de 2013.

A Agenda visa instaurar um processo de construção de uma nova cultura institucional na administração pública, voltada à conscientização dos servidores para a otimização dos recursos, combate ao desperdício e para a busca de uma melhor qualidade do ambiente de trabalho. Visa, ainda, colocar as instituições públicas em sintonia com a concepção de ecoeficiência, incluindo critérios socioambientais nos investimentos, compras e contratações de serviços dos órgãos governamentais.

A adesão do TJDFT à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), ocorrida em novembro de 2012, sob a responsabilidade da Coordenação de Gestão Socioambiental– COGESA, tem duração de cinco anos, incluindo o permanente monitoramento. O objetivo é implantar no órgão um conjunto de ações de planejamento, normativas, financeiras e operacionais que sejam utilizadas como indicadores de sustentabilidade a serem adotados como metas para o Tribunal. As metas são voltadas à redução de insumos naturais, eliminação do desperdício, respeito e valorização dos magistrados e servidores, bem como à economia e transparência dos gastos orçamentários.

Para saber mais sobre o Relatório da Agenda A3P no TJDFT, clique aqui.