Desembargador Luciano Vasconcellos se despede do TJDFT

por VS — publicado 2014-12-09T15:55:00-03:00

despedida desembargador Luciano VasconcellosLuciano VasconcellosO desembargador do TJDFT Luciano Vasconcellos recebeu homenagem dos colegas nesta terça-feira, 9/12, durante Sessão Especial do Pleno, em razão de sua aposentadoria após 23 anos de magistratura. Vários desembargadores agradeceram e desejaram votos de felicidades ao desembargador Luciano, destacando nos discursos seu senso de humor, amizade e superação.

O Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, disse ao colega: “Faço um agradecimento por tudo que vossa excelência fez pelo Poder Judiciário e pelo exemplo de conduta”.

O desembargador Luciano disse ser um momento de serenidade e gratidão. Explicou que o motivo da aposentadoria é regressar para junto de sua família no Espírito Santo. “Agora vou para uma nova missão: estar perto de meu pai, cuidar de quem tanto me cuidou, voltar para perto de meus pais. Volto também para a magistério e para a advocacia, espero que em fevereiro”. Por fim, agradeceu os colegas desembargadores  pelo  o carinho e respeito.

O desembargador João Egmont citou em seu discurso o quarto mandamento bíblico, honrar a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor teu Deus te dá. “Vossa Excelência com certeza terá vida longa e esta é uma garantia divina, um prêmio, uma verdadeira riqueza acumulada àqueles que honram o próprio pai e respeitam a mãe”, disse o desembargador Egmont, cujo pai faleceu recentemente.

O desembargador Luciano foi nomeado juiz do Tribunal em 1991. Foi membro de turma recursal e ocupou os cargos de juiz diretor do Fórum de Brasília e de juiz eleitoral, sendo membro do TRE-DF de abril de 2010 a março de 2011, ocasião em que presidiu a Comissão de Apuração das Eleições de 2010 e atuou como ouvidor. É desembargador do TJDFT, desde 25 de março de 2011. Atuou na 5ª Turma Cível do TJDFT e foi agraciado com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, no grau de Comendador e no grau de Grão Colar.

Capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, o desembargador é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Antes de ingressar no TJDFT, atuou como advogado e procurador do Município de Vitória e do Estado do Espírito Santo, bem como conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/ES.

Além disso, já atuou como professor, na área do Direito, na Universidade Federal do Espírito Santo, no UniCeub/DF, na Escola Superior de Advocacia da OAB/DF, na Escola Superior da Magistratura da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios – Amagis-DF, na Faculdade Integradas do Planalto Central – Fiplac e no Instituto dos Magistrados do Distrito Federal – IMAG-DF.