Juiz do TJDFT leva conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha a cerca de 100 alunos de Ceilândia

por GMS — publicado 2014-12-04T13:55:00-03:00

maria da penha vai a escolaNa manhã desta quinta-feira, 4/12, o juiz Ben-Hur Viza, coordenador do Centro Judiciário da Mulher, do TJDFT, e titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Núcleo Bandeirante, realizou uma palestra para aproximadamente cem alunos que participam do projeto Mulheres Inspiradoras. O objetivo é mostrar a importância da Lei Maria da Penha, além de ajudar a conscientizar os estudantes sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher. 

A palestra aconteceu no Setor O, em Ceilândia, e contou ainda com a participação da delegada chefe Ana Cristina Melo Santiago, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher/PCDF. Entre os assuntos abordados estão o que é abuso, cinco tipos de violência – física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, medidas protetivas, direitos da mulher e onde procurar ajuda no caso de violência doméstica e familiar. Também foi destacado que a lei atende desde crianças a pessoas da terceira idade. 

O evento encerrou as ações deste ano do projeto Mulheres Inspiradoras, desenvolvido no Centro de Ensino Fundamental 12 para alunos e comunidade. Como parte das atividades, foram realizados estudos da biografia de dez mulheres inspiradoras, como Maria da Penha, Anne Frank, Carolina Maria de Jesus e Nise da Silveira. 

A iniciativa, que incentiva a leitura, a escrita e o respeito à igualdade de gêneros, é umas das vencedoras do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, entregue na última semana pela Secretaria de Educação do DF.