Projeto Fênix encerra o ano com 2124 catadores de resíduos capacitados

por ACS — publicado 2014-12-19T15:45:00-03:00

aula do projeto fenixEm 2014, o projeto Fênix capacitou 2124 catadores de resíduos. Em outubro, o projeto capacitou 2070 catadores, em 5 encontros de 4h/aula, no total de 20h. O projeto foi encerrado este ano com a última turma do curso de capacitação, realizada no mês de dezembro, no Fórum de Taguatinga.

O Presidente da CENTCOOP - Central das Cooperativas de Catadores de Resíduos do Distrito Federal, Roney Silva, prestou o seguinte depoimento no encerramento do curso: “O projeto Fênix tem tido um papel fundamental para o desenvolvimento das cooperativas. A relação dos catadores sempre foi muito difícil, até pelo tipo de vida e de trabalho. O projeto tem trazido o processo do diálogo, da interação, e é um dos grandes pilares para a evolução e inclusão produtiva dessas pessoas no processo de extinção do Lixão do Distrito Federal. É muito importante que as pessoas entendam que a briga não é a melhor solução".

Nesta terceira e última turma regular no ano de 2014, 32 catadores foram diplomados. Além disso, 54 participantes tiveram a oportunidade de se capacitar sobre direitos civis e previdenciários,  metodologias de mediação de conflitos e cultura da paz e sobre rede de serviços disponíveis para apoio ao exercício do Direito e da cidadania, premissas do Programa Justiça Comunitária, base para o projeto Fênix.

A constatação, por meio dos depoimentos colhidos no decorrer dos cursos, de que a partir do Projeto Fênix, eles têm avançado na autogestão dos problemas enfrentados no dia a dia relacionados ao exercício do direito e da cidadania é a justificativa para continuidade do projeto, até que se concretize, por parte dos responsáveis na esfera da administração pública distrital, o plano efetivo de remoção dos trabalhadores da área do Lixão da Estrutural, e implantação dos locais destinados à reciclagem, com inclusão produtiva dessa categoria de cidadãos.

Este ano, o Projeto foi incluído entre os módulos de capacitação do Programa Agentes da Cidania, regulamentado por meio do Edital de Chamamento 1, de 31/10/2013 da SEDEST/GDF.

O Projeto Fênix é resultado da parceria voluntária, sem repasse de verbas, entre o TJDFT, por meio do Programa Justiça Comunitária e da Coordenadoria de Gestão Socioambiental do órgão; a Secretaria de Desenvolvimento Social e  - SEDEST/GDF, a CENTCOOP e o IESB - Instituto de Ensino Superior de Brasília, e realiza cursos desde2013. Apartir das aulas, os estudantes universitários do IESB e os voluntários da UnB – campus de Ceilândia oferecem suporte às demandas apresentadas pelos catadores.

O relatório apresentado ao Tribunal pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda - SEDEST/GDF, trouxe os seguintes resultados do Projeto:

- Participação dos filhos dos catadores em cursos de inclusão digital no IESB;

- Implantação na entrada do Lixão da Estrutural do “I-Catador” – Centro de Informações aos Catadores sobre as ações em prol de sua inclusão cidadã;

- Estímulo às possibilidades de encontrar alternativas de combate à insalubridade, e outros encaminhamentos jurídicos;

- Contribuição na melhoria do diálogo entre a SEDEST e os catadores, em torno de dúvidas relacionadas às políticas desenvolvidas em prol da categoria;

- Fortalecimento da confiança e auto estima dos catadores

- Apoio das universidades convidadas – UnB/Ceilândia – no desenvolvimento de pesquisa na área do direito sanitário, vigilância epidemiológica e ambiental, saúde do trabalhador, gestão do trabalho, economia solidária e educação em saúde e meio ambiente, a partir da participação voluntária nos cursos oferecidos pelo Projeto Fênix