Servidora do TJDFT lança livro sobre comunicação organizacional nesta sexta-feira, 5/12

por ACS — publicado 2014-12-04T17:15:00-03:00

servidora Vanessa comunicação organizacionalEvento será no Carpe Diem, no dia 5 de dezembro, a partir das 19 h 

A Editora Baraúna lança nesta sexta-feira, 5/12, o livro “Comunicação Organizacional em Entidades Representativas de Classe”. A autora, Vanessa Negrini, é servidora do TJDFT lotada no 2º Juizado Especial do Paranoá. O evento será em Brasília-DF, no Carpe Diem (104 Sul), das 19 às 22 horas. 

A obra é indicada a quem deseja compreender melhor o fenômeno da comunicação no contexto das organizações ou conhecer mais sobre a cultura organizacional dos delegados da Polícia Federal, categoria que serviu de base para o estudo de caso da obra. Ao longo de quase dois anos de trabalho, foram analisados mais de 500 documentos históricos e realizadas dezenas de entrevistas para balizar a pesquisa. 

Nos capítulos introdutórios, a autora realiza uma revisão bibliográfica para compreensão dos temas comunicação organizacional e associativismo. Faz, ainda, uma análise dos desafios encontrados para consolidação do primeiro curso de graduação em Comunicação Organizacional do Brasil, na Universidade de Brasília. Em seguida, empreende um mergulho na cultura organizacional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. A trajetória desta entidade de classe permite vislumbrar a evolução da comunicação organizacional e do sindicalismo no país, ao longo das últimas quatro décadas. 

Segundo Janara Sousa, doutora em Comunicação que apresenta a obra, “ler esse livro é fundamental para compreender não só a comunicação e as organizações classistas, mas, sobretudo, para conhecer melhor o Brasil a partir da dinâmica das suas organizações”. Para a pesquisadora, o trabalho “fortalece um debate quase esquecido na Academia” e “desperta o desejo de compreender melhor os meandros dessa comunicação que foi ganhando um importante papel político dentre das associações de classe”. 

O livro já está à venda na página da Editora Baraúna e nos sites das grandes livrarias, em versão impressa e e-book.