TJDFT finaliza correição nos Juizados Cíveis de Brasília e Varas de Entorpecentes

por TT — publicado 2014-07-28T13:40:00-03:00

O Núcleo de Atividade Correicional e Inspeção Judicial do TJDFT – NUCOJ finalizou, na última quinta-feira, 24/7, a correição inspecional ordinária nos sete Juizados Especiais Cíveis de Brasília e nas quatro Varas de Entorpecentes do DF. Na ocasião, foram vistoriados 8.166 processos e analisadas, aproximadamente, 1.141.605 páginas de autos.

Nesta quarta-feira, 30/7, será iniciada a correição da Vara de Delitos de Trânsito de Brasília. O NUCOJ segue, ainda, realizando correições nas Varas Cíveis de Brasília, sendo que a correição já foi feita da 1ª a 5ª Vara Cível, encontrando-se atualmente na 6ª Vara Cível.

Visando ao êxito da atividade e conforme estabelecido na Portaria GC 88/2013, os servidores dos cartórios estão sendo capacitados, com dois meses de antecedência, no curso de introdução às correições e a fase de pré-saneamento - que antecede a correição propriamente dita.

Recentemente, o escopo “Correições e inspeções dos Ofícios Judiciais de 1º Grau e Turmas Recursais” foi integrado ao Sistema de Gestão da Qualidade do TJDFT, após recomendação de organismo credenciado no INMETRO, para  receber a certificação ISO 9001:2008.

A realização de correições inspecionais visa à redução de inconsistências sistêmicas e à uniformização e padronização das práticas e rotinas cartorárias. Durante todo o período de correição, não há suspensão de prazos processuais, interrupção de distribuição, nem transferência das audiências já marcadas, não provocando, assim, qualquer prejuízo às partes e seus procuradores.