Programa Cidadania e Justiça na Escola realiza visitas nesta semana

por VS — publicado 2014-05-12T17:20:00-03:00

Cidadania e Justiça 2014Juízes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios visitam, nesta semana, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do Distrito Federal pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola. O programa tem o objetivo de levar aos alunos noções de cidadania e justiça, explicando questões que abrangem ética, moral e política, e deveres e direitos fundamentais.

Na segunda-feira, 12/05, o juiz Ronaldo Pinheiro visita a Escola Classe da 206 sul, no turno da tarde. Na quarta-feira, 14/05, a juíza Marília Andrade visita o Centro de Ensino Fundamental 01 do Cruzeiro, pela manhã. Na quinta-feira, 15/05, a juíza Caroline Santos Lima visita o Centro de Ensino Fundamental da 316 norte, pela manhã.

O programa busca conscientizar os alunos sobre a forma de exercer esses direitos. A partir da conscientização das crianças, bem como dos professores e coordenadores, o Programa tem, também, o objetivo de torná-los multiplicadores desses conhecimentos dentro das comunidades em que se encontram inseridos. 

Desenvolvido desde 1999, o programa Cidadania e Justiça na Escola foi lançado oficialmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), buscando  promover um contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário e no propósito de levar noções de cidadania e justiça para os estudantes, preparando os futuros cidadãos para agirem de forma consciente.

O conteúdo é aplicado por meio de uma cartilha, em forma de revista em quadrinhos, voltada aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, onde é explicada a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito.

Escolas de Brazlândia, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto, Santa Maria e Taguatinga receberão as visitas do programa Cidadania e Justiça na Escola neste ano.

Clique aqui e veja os vídeos do programa.