Estudantes da Faculdade Mauá visitam o TJDFT no último dia de conciliações do Grupo Itaú

por MLC — publicado 2014-03-13T19:35:00-03:00

Visita fac Maua DesembargadoresVisita Fac Maua TurmaNesta quinta-feira, 13/3, cerca de 70 estudantes do curso de Direito da Faculdade Mauá de Brasília visitaram o TJDFT no último dia de conciliações entre o Grupo Itaú e seus clientes. O objetivo foi conhecer o trabalho de conciliação desenvolvido pelo Tribunal, por meio do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC/BSB.

O Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, atual 2º Vice-Presidente, o Desembargador Valdir Leôncio, eleito 2º Vice-Presidente para o biênio 2014-2016, e a juíza Coordenadora do NUPEMEC, Luciana Yuki Sorrentino. prestigiaram a visita dos estudantes.

No evento, o Coordenador-Administrativo do NUPEMEC, Marcelo Girade, apresentou a estrutura de conciliação do TJDFT, montada a partir das diretrizes traçadas pela Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a juíza Luciana Sorrentino falou sobre o importante trabalho do Núcleo.

O 2º Vice-Presidente destacou a satisfação de recebê-los no Tribunal. “Para nós é um reconhecimento a presença de vocês aqui, pois mostra que o TJDFT tem algo a oferecer. É gratificante saber que vocês têm interesse nos métodos alternativos de resolução de conflitos, traçados pela Resolução nº 125 do CNJ”. E ainda ressaltou: “A geração de vocês tem mais contato com as novas fórmulas de solucionar conflitos, saindo da mesmice, do lugar comum, que é o processo”.

O Desembargador Valdir Leôncio, futuro 2º Vice-Presidente, também falou aos estudantes. Disse que acredita que a conciliação é a solução para os novos tempos. “Percebo que na conciliação e mediação as pessoas trabalham com afinco e entusiasmo. É uma opção irreversível”, afirmou. Ele também elogiou a atuação dos seus antecessores na 2ª Vice-Presidência, Desembargador Lecir Manoel da Luz e Romeu Gonzaga Neiva.  O Desembargador Romeu onzaga Neiva encerra seu mandato em abril próximo.

Nos 3 dias de trabalho realizado com os processos do Grupo Itaú (Banco Itaú Card, Itaú Leasing, Banco Fiat, BFB Leasing e Banco Itaú Unibanco) foram atendidas 77 pessoas nas 35 sessões realizadas e o valor negociado foi de R$ 55.100,00. Todos os processos foram incluídos a partir de solicitações encaminhadas pelas partes via e-mail CONCILIAR (conciliar@tjdft.jus.br).

O NUPEMEC e o CEJUSC/BSB são vinculados à 2ª Vice-Presidência, cuja principal atribuição é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal.