Centro Judiciário da Mulher participa da campanha pelo fim da violência contra mulheres

por GMS — publicado 2014-11-20T13:50:00-03:00

abertura de campanha CJMNessa quarta-feira, 19/11, foi realizada a sessão solene de abertura da campanha: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, no Plenário do Senado Federal. O Centro Judiciário da Mulher – CJM/TJDFT participa da iniciativa com ações de prevenção ao problema, como o lançamento de uma publicação das instituições da Rede de Atendimento às mulheres e familiares com endereços e contatos. A campanha acontece de 25/11 a 10/12.

No decorrer dos 16 dias, será lançado pelo CJM em parceria com o SERAV/SEPSI um folder informativo sobre Medida Protetiva de Urgência - MPU, com objetivo de esclarecer à população o que é medida protetiva, efeitos e importância. O material traz ainda telefones úteis à mulher que se encontra em situação de violência. Outro lançamento é da segunda etapa do projeto Maria da Penha Vai à Escola, desta vez com a capacitação de coordenadores educacionais de Ceilândia.

A campanha: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contras as Mulheres foi criada em 1991, ocorre em mais de 130 países e tem o intuito de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres. De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 33% das mulheres do mundo são vítimas de violência física ou sexual e quase metade das que morrem por homicídio é assassinada por atuais ou ex-parceiros. E, segundo a organização, elas estão mais expostas aos riscos de violência em casa do que na rua.

Clique aqui e conheça o trabalho do Centro Judiciário da Mulher.