Corregedor e juízes do TJDFT participam de Encontro Nacional de Corregedores da Justiça

por ACS — publicado 2014-11-14T09:20:00-03:00

EncogeO Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, e os juízes assistentes da Corregedoria, Pedro Yung-Tay e Jayder Ramos estão participando, desde essa segunda-feira, 12/11, da 67ª edição do Encontro do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça do Brasil - Encoge, que acontece, até esta sexta-feira,14/11, em Salvador/BA. O evento tem como tema principal discutir a celeridade processual diante de um quadro social desafiador.Encoge

Durante a semana, os corregedores estão debatendo assuntos relacionadas às práticas diárias, buscando equacionar os problemas diante de uma demanda processual que cresceu mais de 3% somente em 2013. Segundo dados do relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça, já são 95 milhões de processos no Judiciário brasileiro.

Para a presidente do Colégio de Corregedores, desembargadora Nelma Sarney, a proposta do encontro é justamente encontrar mecanismos para dar agilidade ao andamento dos processos, a fim de atender bem e com mais rapidez à população. "Vamos travar debates com o objetivo de encontrar caminhos para solucionar os processos existentes, bem como promover a organização para atender a crescente demanda de novos processos a cada ano", pontuou.

A corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, participa das atividades do encontro. Desde que assumiu a Corregedoria Nacional, no último mês de agosto, a ministra tem demonstrado uma mudança de perfil do órgão correcional ao apoiar as corregedorias estaduais e estabelecer uma linha de trabalho com base na realidade de cada estado, valorizando as contribuições regionais para definições das diretrizes de trabalho. Devido sua atuação, com foco na melhoria da estrutura alinhada à qualidade de vida de juízes e servidores, Nancy Andrighi tem obtido sistemático das corregedorias dos tribunais estaduais.

Dentre os temas em debate, estão reservados espaços para as discussões acerca da execução penal, serviços cartorários e divórcio.

Com informações da Assessoria do TJMA