Segundo Vice-Presidente discursa em abertura de seminário da Central Judicial do Idoso

por SB — publicado 2014-11-20T15:45:00-03:00

seminario do idosoO segundo Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, discursou na abertura do seminário Políticas Públicas de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, enfatizando que “a atenção ao idoso é um tema que merece especial atenção da sociedade, sendo imprescindível o debate sobre a adoção de políticas públicas e medidas que possam amenizar os infortúnios decorrentes das fragilidades postas nessa fase da vida, pela qual todos nós, à priori, devemos atravessar”. O seminário está sendo realizado pela Central Judicial do Idoso - CJI, na tarde desta quinta-feira, 20/11, no auditório do MPDFT. Também discursaram o Procurador-Geral interino do MPDFT, José Firmino Soub, e o Defensor Público Geral do DF, Ricardo Batista Sousa.

A Central é fruto de um convênio entre o TJDFT, o Ministério Público do DF e a Defensoria Pública do DF. No âmbito do  Tribunal, a CJI faz parte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - Nupecon, que integra a 2ª Vice-Presidência.

O seminário tem o propósito de apresentar a atualização do Mapa da Violência contra o Idoso no Distrito Federal, que traz dados do ano de 2013. O documento mostra que houve um crescimento significativo nos casos registrados de violência contra idosos entre os anos de 2012 e 2013. Segundo a CJI, isso se deve tanto ao aumento no número de casos ocorridos quanto ao incremento na quantidade de denúncias. O Mapa mostra também que as maiores vítimas desse tipo de violência são as mulheres e a faixa etária mais atingida é aquela entre 60 e 69 anos. Os maiores agressores são os próprios filhos, correspondendo a 60% dos casos.

A Central é um serviço interdisciplinar destinado à pessoa idosa do DF, que tenha seus direitos ameaçados ou violados e que necessite de orientação e atendimento na esfera da Justiça. Seus objetivos principais são garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover a articulação com instituições para atendimento das demandas existentes e assessorar autoridades competentes.

Para saber mais sobre a Central Judicial do Idoso, clique aqui.

Veja fotos do seminário no Flickr do TJDFT.