História oral da Justiça do DF ganha novos relatos

por SB/AJ — publicado 2014-10-08T20:05:00-03:00

memorialO TJDFT reiniciou o Programa História Oral do TJDFT, implantado em 2010 pela desembargadora Maria Thereza Haynes, quando foi instalado o Centro de Memória Digital do TJDFT. Desde o retorno do Programa, em agosto de 2014, já foram gravados dez novos depoimentos de magistrados que ajudaram e ajudam a construir a Justiça do Distrito Federal. Os relatos fazem parte do Programa que consiste em disponibilizar em vídeo e em texto, no espaço digital, localizado no portal do Tribunal, a história contada. O projeto retornou por iniciativa da 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias, e é executado por meio da Secretaria de Gestão Documental - SEGD do Tribunal.

Os novos entrevistados foram os magistrados Luciano Moreira de Vasconcellos, Paulo Evandro de Siqueira, Glaucia Falsarella Pereira Foley, Deocleciano Elias de Queiroga, Eduardo Andrade Ribeiro de Oliveira, Elmano Cavalcanti de Farias, Nívio Geraldo Gonçalves, Edson Alfredo Martins Smaniotto, Lecir Manoel da Luz e João de Assis Mariosi.

O Programa História Oral é uma ação permanente que visa manter, em constante construção, a história viva do TJDFT, buscando fomentar a reflexão dos personagens que participaram e ainda participam da trajetória do Tribunal. As entrevistas são realizadas por magistrados membros do Conselho Gestor do Programa Memória, o que torna os relatos espontâneos e descontraídos.

Na página do projeto História Oral, no site do TJDFT, estão disponíveis vídeos e alguns dos depoimentos realizados em 2010 e já degravados em texto. Em breve, a íntegra desses depoimentos e dos novos estarão disponíveis, em vídeos e em texto, no espaço digital. O internauta pode, ainda, encontrar, no Centro de Memória Digital, outras informações acerca da trajetória do Poder Judiciário Brasileiro, como a história do primeiro Tribunal do país, em Salvador, origem do TJDFT, e a história da transferência da Justiça do DF, para a nova capital em 1960.

A preocupação com o resgate e a preservação da história da Justiça do DF é permanente e pode ser vista não apenas virtualmente. Desde 2010, existe o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, que foi inaugurado durante as comemorações do cinquentenário de Brasília e também do Tribunal, na nova capital. Localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, o Memorial, que compõe o roteiro cívico de Brasília e pertence ao Viibra, abriga peças históricas, processos, livros, togas e muito mais. Funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e recebe visitas espontâneas e guiadas para grupos ou escolas. Também recebe desde 2013, exposições de artistas nacionais e internacionais, além de lançamentos de obras literárias.

Clique aqui e saiba mais.