Projeto "Maria da Penha Vai à Escola" começa a caminhar para aplicação nas escolas do DF

por GMS — publicado 2014-10-03T19:55:00-03:00

maria da penha vai a escolaNessa quarta-feira, 1/10, o Projeto do Centro Judiciário da Mulher do TJDFT: Maria da Penha Vai à Escola realizou o primeiro encontro de avaliação. A reunião ocorreu no Fórum do Núcleo Bandeirante e contou com a presença de juízes e representantes do Centro Judiciário da Mulher, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito - NUPECON, da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do GDF e da rede pública de ensino. O objetivo é discutir o que aconteceu no dia 19 de setembro, quando foram capacitados 40 orientadores educacionais de Ceilândia, sugerir mudanças e analisar a pesquisa de opinião dos participantes.

Em geral, o início do projeto-piloto foi considerado positivo. A capacitação dos orientadores é a primeira etapa e busca socializar conhecimentos, prevenir e coibir a violência doméstica. Ao final da iniciativa, eles deverão estar aptos a informar a comunidade escolar quanto aos direitos das mulheres vitimas de violência doméstica e familiar, e fazer os devidos encaminhamentos, quando for o caso. As outras etapas contemplarão coordenadores, professores e alunos da rede pública de ensino de Ceilândia.

O projeto está amparado por uma pesquisa feita pelo CJM em parceria com a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Mulher do GDF junto a população local, em que 97% dos entrevistados consideraram importante abordar a Lei Maria da Penha nas escolas. Uma nova turma participará da iniciativa no dia 10 de outubro.