Justiça da Infância e da Juventude do DF recebe mais de 350 solicitações da imprensa em 2014

por Secom/VIJ — publicado 2015-01-30T18:00:00-03:00

O trabalho da Justiça Infantojuvenil do DF despertou o interesse da imprensa durante todo o ano de 2014. A Seção de Comunicação Institucional da Vara da Infância e da Juventude (SECOM/VIJ) recebeu 353 solicitações de diversos veículos de rádio, televisão, mídia impressa e eletrônica. A maior demanda foi de entrevistas com servidores e juízes, totalizando 41% das solicitações.

Além das entrevistas, a imprensa solicitou dados estatísticos, autorizações para realizar filmagens, fotografias e entrevistas em unidades socioeducativas e instituições de acolhimento, indicação de personagens para matérias, bem como informações processuais e sobre diversos temas da área infantojuvenil.

Em 2014, foram recebidas 145 solicitações de entrevista, das quais 112 foram concedidas. Entre os temas, adoção foi o mais abordado, representando 52% das entrevistas. Em segundo lugar, com 17% das demandas, ficou autorização de viagem e ações de fiscalização e proteção de crianças e adolescentes.

Outros temas tratados foram as campanhas da VIJ e o trabalho de voluntariado, responsáveis por 14% das entrevistas concedidas em 2014. Em seguida, ficaram os temas ligados a medidas socioeducativas, com 4% das demandas; acolhimento institucional, com 3%; abuso sexual, com 2%; além de outros temas da infância e juventude, que somaram 8% das entrevistas.

O trabalho da Justiça Infantojuvenil também é divulgado à imprensa e à sociedade em geral por meio das páginas da Imprensa e da Infância e Juventude no site do TJDFT, com a publicação de informações e releases produzidos pela SECOM/VIJ, além de artigos escritos por servidores. No ano passado, a publicação de 100 releases pautou a imprensa bem como resultou em entrevistas com servidores e juízes.

A atualização e divulgação de informações e dados sobre a Justiça da Infância e da Juventude do DF disponíveis ao público, assim como as entrevistas concedidas por magistrados e servidores, tanto para a imprensa como para estudantes e pesquisadores, contribuem para o esclarecimento da sociedade acerca dos assuntos ligados à criança e ao adolescente.