Memorial do TJDFT lança exposição de fotografias em preto e branco e poesias minimalistas

por VS — publicado 2015-07-06T18:35:00-03:00

lancamento exposicao entre afetos e sombrasO Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu nesta segunda-feira, 6/7, a exposição de fotografias e poesias "Entre Afetos e Sombras" da fotógrafa Alliny Nunes e do escritor Roberto Medina. O lançamento teve início às 17h no 10º andar do bloco A do Fórum de Brasília. A 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Carmelita Brasil, esteve no evento prestigiando os artistas e fez elogios à exposição.

Durante dois anos, em navios de cruzeiro, Alliny fotografou famílias de diversas nacionalidades e culturas, em mais de 80 cidades e 30 países. A exposição traz retratos em preto e branco acompanhados de pequenas poesias. Segundo Roberto Medina, o texto curto tem a intenção de não limitar a imaginação, não restringir a interpretação da imagem. Ele caracteriza sua arte como minimalista, que se preocupa em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão, com uso da técnica punctum, destacando um detalhe na foto que chama a atenção daquele que olha.

Alliny é graduada na área da saúde pela UCB, é fotógrafa profissional formada pelo Espaço f/508 de fotografia. Além disso, tem especialização em fotografia de retratos em preto e branco e fine art em Missouri (EUA). Lecionou na Nikon Seminars/Nikon School os cursos básico e avançado de fotografia digital da Nikon e, em Brasília, ministra workshops na área fotográfica. Possui curso sobre mercado de luxo, com Claudia Matarazzo, e curso em expografia.

Roberto Medina possui graduação em Letras/Português-Inglês pela Faculdade Dinâmica das Cataratas (2009). É professor de escrita criativa e de língua portuguesa, cronista, mestre em Letras e doutorando da UnB. Tem ministrado cursos para escritores no Sebinho Cult e para artistas e criadores no Espaço f/508 de fotografia.

O Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, e abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem à trajetória do TJDFT desde a sua criação até os dias atuais. O Memorial é vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela Desembargadora Carmelita Brasil. Localizado no 10º andar do bloco A do Fórum de Brasília, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas.