Ipês são tema da campanha do Plano de Logística Sustentável do TJDFT

por AJ — publicado 2015-07-27T17:20:00-03:00

plano de logistica sustentavelNa última quinta-feira, dia 23/7, o TJDFT lançou, via Facebook, a campanha "Brasília Floriu: Fotografe Nossos Ipês!". A ideia não é simplesmente registrar a beleza dos ipês que colorem a capital federal, a intenção é também usar as melhores imagens e a temática para ilustrar o Plano de Logística Sustentável - PLS do Tribunal do DF.

O PLS é um instrumento, vinculado ao planejamento estratégico do Poder Judiciário, com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados, que permitem estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de materiais e dos processos de trabalho, visando a melhor eficiência do gasto público.

O Plano de Logística Sustentável - PLS, Portaria Conjunta 53/2015, adotado pelo Tribunal do DF, não somente atende a Resolução nº 201/2015 do CNJ, como torna o TJDFT modelo para outras instituições. Além de já ter estruturado uma unidade de gestão socioambiental, desde 2012, e um programa de gestão ambiental, desde 2010, o Viver Direito, o Tribunal do DF conta com uma ferramenta de BI (Business Intelligence) que cruza os dados de todos os sistemas do órgão - recursos humanos, orçamento, área física, aquisições e consumos. 

Os ipês embelezam o Distrito Federal na temporada mais fria e seca do ano, o inverno, e tornam nossa cidade muito especial. Os ipês no DF começam a florir a partir de junho e vão até outubro. Os ipês-roxos e ipês-rosas são os primeiros, podem ser apreciados até o fim de agosto. Depois, florescem os ipês-amarelos e, por fim, as flores do ipê-branco chegam para sinalizar o fim da seca. A raiz do ipê é profunda e alcança as reservas de água do subsolo, por isso consegue resistir à falta de chuvas. No TJDFT o PLS faz seu papel, proporciona uma gestão equilibrada e sustentável.

Os interessados em participar e ver suas fotos publicadas, tanto no Facebook do TJDFT, como nas peças de divulgação do PLS/TJDFT, devem enviar uma fotografia para o e-mail tjdft.facebook@gmail.com . Em princípio, o prazo para envio seria até o dia 30/7, porém, como florescem até outubro, enquanto os ipês estiverem florindo e embelezando o DF, o TJDFT estará recebendo e atualizando suas imagens.

Confira as melhores fotos publicadas diariamente no Facebook Oficial do Tribunal. O autor deve enviar as fotos com identificação e onde foram tiradas, para os devidos créditos. Participe, fotografe e aproveite o espaço para divulgar essa ideia! (#BrasiliafloriuTJDFT)