TJDFT promove caminhada no Dia Mundial sem Tabaco

por MLC — publicado 2015-05-25T19:05:00-03:00

caminhada no Dia Mundial sem TabacoNeste domingo, 31/5, o TJDFT promove, por meio do Pró-Vida - Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, caminhada em comemoração ao “Dia Mundial sem Tabaco”. A ação será realizada em parceria com a Coordenação de Tabagismo da Secretaria de Saúde do DF e acontece às 9h, no estacionamento 13 do Parque da Cidade, conhecido como estacionamento da administração. No local de concentração da caminhada, haverá atividades de tai chi chuan, ações educativas e exames preventivos.

No TJDFT, o programa Com Saúde, Sem Tabaco estimula a reflexão de todos sobre o tabagismo e sua influência negativa na qualidade de vida de muitas pessoas, além de prestar assistência aos que sofrem com a dependência e desejam parar de fumar. O trabalho segue o formato preconizado pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA e pelo Ministério da Saúde.

O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado anualmente em 31 de maio pela Organização Mundial da Saúde – OMS com o objetivo de reforçar, em todas as partes do planeta, o controle do tabagismo. Em 2015, a OMS escolheu o tema: “O comércio ilícito do tabaco”. Com a campanha, pretende-se aumentar a conscientização sobre os danos que tal comércio causa à saúde.

O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. É uma epidemia global que mata todos os anos 6 milhões de pessoas, das quais mais de 600 mil são não fumantes.