TJDFT correicionará mais quatro cartórios extrajudiciais em outubro

por AB — publicado 2015-09-30T18:45:00-03:00

Dando continuidade às correições ordinárias realizadas nos serviços notariais e de registro do Distrito Federal, a Corregedoria do TJDFT, por meio da Coordenadoria de Correição e Inspeção Extrajudicial – COCIEX, dá início, na próxima segunda-feira, 5/10, às atividades correicionais previstas na Portaria GC 157/2015, para o mês de outubro.

Conforme cronograma estabelecido na Portaria, serão correicionados o 8º Ofício de Notas e Protesto de Títulos do Distrito Federal; o 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Jurídicas, Registro de Títulos e Documentos; o 2º Oficio de Notas e Protesto de Títulos do Distrito Federal e o 2º Ofício de Registro Civil e Casamento, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Brasília.

A atividade de correição tem por objetivo fiscalizar, inspecionar e acompanhar o bom desempenho das atividades cartorárias, bem como o de verificar a regularidade e a legalidade da atividade notarial e registral. Os trabalhos seguem o disposto no Manual de Procedimentos elaborado pela Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, sem prejuízo da observância da legislação regente da matéria e de normas procedimentais deliberadas pelo Tribunal.

Por ocasião da correição são vistoriados e analisados livros físicos e eletrônicos das serventias extrajudiciais, bem como suas instalações físicas e o atendimento prestado ao cidadão - usuário do serviço delegado.