Fórum Verde completa 5 anos nesta sexta-feira

por TT — publicado 2016-04-29T09:35:00-03:00

Fórum Verde comemora 5 anosEdificação é a primeira obra do Centro-Oeste e do Judiciário brasileiro reconhecida como sustentável

O Fórum Desembargador Joaquim de Sousa Neto, localizado em Brasília, comemora cinco anos, nesta sexta-feira, 29/4. Conhecido como Fórum Verde, a edificação é a primeira obra do Centro-Oeste e do Judiciário brasileiro reconhecida como sustentável. Para celebrar a data, a partir das 13h, na cobertura do 5º andar do Fórum, será realizada a exposição “Brasília e o Fórum Verde em Postais”, na qual poderão ser conferidos postais dos monumentos de Brasília e do Fórum do TJDFT, feitos pela artista plástica Malu Engel. Na ocasião, será lançada ainda edição comemorativa do Informativo Fórum Verde em Destaque sobre a vida e obras do Desembargador Joaquim de Sousa Neto, que dá nome ao Fórum.

Desde 2011, época da inauguração, o Fórum abriga a Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário e as oito Varas da Fazenda Pública do Distrito Federal, nas quais atuam 15 magistrados (titulares e substitutos) e, aproximadamente, 230 colaboradores, dentre servidores, terceirizados e estagiários.

O Fórum se destaca por sua construção inovadora que colocou o TJDFT como a primeira instituição judicial do país a integrar conceitos ecologicamente reconhecidos. A edificação, entre muitos outros detalhes, aproveitou ao máximo, em todos os ambientes, a iluminação natural e a ventilação cruzada, o que garantiu a redução do uso de iluminação artificial e de ar-condicionado.

O Fórum possui uma Estação Compacta de Tratamento de Esgoto - ETE e um sistema de captação de águas pluviais. A medida contribui para economia de água, uma vez que a irrigação das floreiras e do gramado é feita com a água da ETE e o abastecimento das bacias sanitárias, com a água captada das chuvas.