Alunos da Faculdade Projeção de Sobradinho visitam o TJDFT

por SS — publicado 2016-08-30T18:20:00-03:00

Visita dos alunos da Faculdade Projeção ao Memorial TJDFTVisita dos alunos da Faculdade Projeção ao Memorial TJDFTNa tarde desta terça-feira, 30/8, o Tribunal recebeu a visita de estudantes do curso de Direito da Faculdade Projeção de Sobradinho. Sob supervisão da professora Giselle Koifman, mais de 30 alunos foram recebidos pela equipe do Memorial do TJDFT no hall do Palácio Ruy Barbosa e, na sequência, acompanharam parte da sessão do Conselho Especial, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno.

Depois, os estudantes seguiram para o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde assistiram ao vídeo “50 anos do TJDFT” e conheceram o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, mobiliário e obras de arte do Tribunal. Ainda no Memorial, eles tiveram palestra com a juíza Caroline Santos Lima, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania de Brasília, CEJUSC-BSB. Ela falou sobre o funcionamento e a estrutura da mediação e conciliação no Tribunal, e da mudança de paradigma no mundo jurídico, desde o advento da Resolução 125 do CNJ. A juíza também citou casos de conciliação bem sucedidos no Tribunal e convidou os alunos a realizarem o estágio de conciliação em qualquer dos CEJUSCs espalhados pelo DF.

Por último, os alunos tiveram palestra do juiz assistente da 1ª Vice-Presidência, Lizandro Garcia Gomes Filho. O magistrado abandonou o tom professoral e conversou com os alunos sobre temas que eles mesmos sugeriram, como sua trajetória de estudos até a posse na magistratura; sua atuação como juiz na 1ª Vara da Fazenda Pública do DF e, anteriormente, na 2ª Vara da Infância e da Juventude; e também da estrutura do TJDFT, em particular das atribuições da Presidência, 1ª e 2ª Vice-Presidências, e da Corregedoria de Justiça. Ao final, o magistrado recomendou aos alunos: “Estudem muito, pois vale a pena!... E sejam felizes!! O mais importante é fazer algo que te deixa feliz".

A professora Giselle Koifman agradeceu a hospitalidade da Casa e considerou a visita muito proveitosa para os alunos. “Eles puderam acompanhar um rico debate em um julgamento de mandado de segurança no Conselho Especial. Também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre conciliação e mediação, e ainda puderam falar com juízes e perguntar-lhes diretamente sobre diversos assuntos”, concluiu a professora.

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas. Se você deseja trazer o seu grupo ou escola, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelo telefone (61) 3103-5893 e reserve seu horário. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.