TJDFT participa de workshop sobre o Sistema Eletrônico de Informações

por ASP — publicado 2016-08-25T18:30:00-03:00

Servidores em curso do SEIOs servidores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal - TJDFT Hélcio Amorim Rodrigues, do Serviço de Sistemas Administrativos - SERSIA, e Tiago Henrique Alves, do Serviço de Suporte a Plataformas Corporativas - SERPLA, participaram, nos dias 24 e 25/8, do I Workshop sobre o Sistema Eletrônico de Informações - SEI, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins - TJTO. O treinamento aconteceu na Escola Superior da Magistratura Tocantinense - Esmat e foi ministrado pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação daquele Tribunal. Representantes dos Tribunais de Justiça de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe, Piauí, Roraima e Rondônia também participaram do evento.

O treinamento foi aberto pelo diretor geral do TJTO, Francisco Cardoso. Ele lembrou que o sistema criado pelo Tribunal Regional da 4ª Região - TRF4, “vem trazendo excelência na gestão dos processos da área administrativa e o TRF4 compartilha isso gratuitamente com todos os órgãos que têm interesse na administração pública”. Cardoso informou que o TJTO foi o primeiro a implantar o SEI na Justiça Estadual e, por ser um exemplo de sucesso, foi solicitado pelo Conselho de Tribunais de Justiça do Brasil para dar suporte a outros tribunais que desejam implementar a ferramenta.

Desde o dia 5/8, o SEI – Sistema Eletrônico de Informações começou a funcionar no TJDFT, em ambiente de desenvolvimento, para realização dos ajustes necessários à sua implantação. Uma vez implantado, o SEI irá gerir a tramitação dos feitos administrativos na Casa, interligando procedimentos, tornando-os mais céleres e gerando grande economia, uma vez que irá diminuir o uso de papel.

Previsto no Plano de Administração do Biênio 2016-2018, a coordenação dos trabalhos de implantação e gerenciamento do Sistema coube à Secretaria de Gestão Documental, que atua em parceria com o grupo gestor criado especialmente para este fim. Os trabalhos são acompanhados ainda pelos juízes assistentes da Presidência e da 1ª Vice-Presidência, Gilmar Soriano e  Lizandro Garcia.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o SEI foi cedido gratuitamente ao TJDFT, após adesão ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre aquela Corte e o Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil, no dia 26/7, juntando-se, assim, a órgãos como o CNJ, STF, STJ, STM, TSE, TRE/DF, entre outros, que já o utilizam com sucesso.

O SEI é uma ferramenta de gestão de processos e documentos eletrônicos, que permite a assinatura digital e a tramitação de feitos administrativos. Com uma interface simples e acessível, possibilita a atuação simultânea de servidores de várias unidades em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades e o custo dos processos.

 

Com informações da ASCOM/TJTO