Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2016 Dezembro TJDFT recebe menção honrosa do CNJ pelo Projeto Pauta Concentrada DPVAT

TJDFT recebe menção honrosa do CNJ pelo Projeto Pauta Concentrada DPVAT

por TT — publicado em 21/12/2016 14:10

VI Conciliar é Legal

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT recebeu menção honrosa do Prêmio “Conciliar é Legal” 2016 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ pelo Projeto Pauta Concentrada DPVAT. O objetivo da premiação é reconhecer, nacionalmente, boas práticas de solução de conflitos e aprimoramento do Poder Judiciário que envolvam uma negociação entre as partes em conflito, a autocomposição. A lista dos vencedores foi divulgada pela Agência CNJ de Notícias nessa terça-feira, 20/12.

A Pauta Concentrada é um modelo adotado nas conciliações do TJDFT, desde 2010, que visa trabalhar de forma contínua, com um público específico e em datas fixadas previamente. A ideia é reunir empresas (construtoras, bancos, DPVAT, etc) interessadas em desenvolver ações que permitam avaliar propostas de acordo com o consumidor. Para facilitar e melhorar o atendimento, as audiências de uma mesma empresa são concentradas em um único dia. Dessa maneira, o trabalho de prepostos e advogados é otimizado.

Na pauta envolvendo processos do DPVAT, são atendidas pessoas que sofreram danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre e permanecem incapacitadas em diversos níveis, bem como famílias de segurados que faleceram em virtude de acidente de trânsito.

O trabalho do TJDFT na área de conciliação e mediação fez com que o Tribunal conquistasse o 1º lugar, entre os tribunais de médio porte, no índice de conciliação da Justiça Estadual de 1º Grau, segundo Relatório Justiça em Números 2016 do CNJ. Para saber mais sobre conciliação e mediação no TJDFT, acesse o site do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do Tribunal – NUPEMEC. A unidade é responsável pela implantação e implementação da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse no âmbito do TJDFT, conforme a Resolução nº125/10 do CNJ. O NUPEMEC está vinculado à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador José Jacinto Costa Carvalho.

ícone twitter  ícone facebook