Novos juízes do TJDFT visitam Penitenciária Feminina do DF

por TT — publicado 2016-06-15T12:10:00-03:00

Novos juízes Os oito novos juízes do TJDFT, aprovados no XLII concurso para juiz do Tribunal, visitaram, nessa terça-feira, 14/6, a Penitenciária Feminina do DF. A visita faz parte da programação do Curso de Formação Inicial – Carreira da Magistratura do TJDFT e visa ampliar o conhecimento dos magistrados a respeito dos impactos de seu trabalho. Ao longo do curso, iniciado em 1º/4, os magistrados visitaram o Complexo da Polícia Civil do DF e a Unidade de Internação do Recanto das Emas – UNIRE.

O curso, previsto para terminar no dia 22/6, faz parte do Programa de Iniciação à Carreira da Magistratura da Escola de Formação Judiciária – Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, concebido com intuito de promover o conhecimento da realidade jurisdicional do TJDFT e de seu contexto social. O objetivo é garantir, além da ambientação necessária, os subsídios para uma atuação segura dos magistrados ao longo da carreira no Tribunal.

Organizado em módulos, o curso caracteriza-se por articular a teoria à prática laboral. Além das visitas e do exercício da prática judicante em diferentes juízos com auxílio de um magistrado titular, durante o curso, são realizadas audiências simuladas e abordados temas como: Sistemas Informatizados de 1ª Instância; Direito e suas Interfaces não Jurídicas; Princípios e Rotinas da Função Jurisdicional; Atuação nos Juízos; Relações Interinstitucionais; entre outros.

O XLII Concurso Público para Juízes Substitutos da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios foi realizado pelo CESPE e pelo TJDFT. Dentre os aprovados, empossados no dia 31/3, estão cinco homens e três mulheres, entre 27 e 36 anos de idade. A maioria dos aprovados nasceu em Brasília e um já foi servidor da Casa.