Tribunal participa de Semana do Meio Ambiente no MPDFT

por SS — publicado 2016-06-07T15:30:00-03:00

Semana do Meio Ambiente MPDFTNa tarde desta segunda, 6/6, a Coordenadora de Gestão Socioambiental do TJDFT, Adriana Tostes, palestrou na Semana do Meio Ambiente do MPDFT. O Evento "Reduzir. Reutilizar. Reciclar: Cultive atitudes que transformam” foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça, Leonardo Bessa, e pela Promotora Tânia Gonçalves. Além de servidores do Tribunal e do Ministério Público, o público presente era composto por trabalhadores do Serpro, Corpo de Bombeiros do DF, Caesb, Codevasf, entre outros.

Em sua palestra, a coordenadora Adriana Tostes falou sobre o desafio de gerenciar consumos e descartes no TJDFT. Ela destacou, inicialmente, que as práticas adotadas no Tribunal se baseiam nos três eixos da sustentabilidade: respeito ao meio ambiente; atuação socialmente justa; e consumo racional, com viabilidade econômica.

Em relação aos principais projetos já implantados pelo TJDFT, foram destacados: o reuso e reciclagem de materiais; compras sustentáveis; gestão de resíduos perigosos e coleta seletiva; sensibilização e capacitação dos públicos do Tribunal; além do diagnóstico sustentável, que verificou situações a serem sanadas em relação ao consumo de bens como água, energia, papel e descartáveis.

Inclusive, Adriana Tostes mostrou os resultados econômicos e de redução do impacto socioambiental do Plano de Logística Sustentável do TJDFT. Ela deu exemplo, também, de ferramentas eletrônicas de gestão pública que ampliam a visão sistêmica e ajudam na busca do ponto de equilíbrio do consumo, dos gastos, além de dar transparência às atividades do Tribunal.

A Semana do Meio Ambiente no MPDFT segue até 10/6 com mais palestras e exposições. O TJDFT ainda apresenta suas boas práticas sustentáveis em outros dois eventos neste mês do meio ambiente:

  • Dia 10/6, às 16 horas: evento de sustentabilidade do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - palestra sobre o "modelo de gestão socioambiental do TJDFT e o monitoramento do PLS".
  • Dias 20 e 21/6, no próprio TJDFT, junto com o STJ e TSE: capacitação de servidores do CNJ e convidados de outros órgãos sobre a implantação do PLS do Poder Judiciário.