TJDFT realiza três constelações familiares no mês de junho

por SB — publicado 2016-05-31T18:05:00-03:00

Constelações Familiares em junho de 2016Nos próximos dias 3, 10 e 17/6, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC de Brasília, o Programa Superendividados e o CEJUSC do Núcleo Bandeirante promovem, respectivamente, encontros do Projeto Constelar e Conciliar. As reuniões consistem na realização  de oficinas vivenciais de Constelação Familiar Sistêmica, método terapêutico que tem sido usado em vários Tribunais brasileiros para a resolução de conflitos.

A técnica, recentemente implantada no TJDFT, já é empregada com sucesso nos Tribunais da Bahia, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Goiás. O objetivo das constelações é reduzir a excessiva judicialização das divergências e incrementar a celeridade processual. As vivências realizadas ajudam a identificar conflitos escondidos por trás de demandas judiciais, viabilizando a resolução de lides e promovendo a paz social.

A participação das partes nas constelações é completamente voluntária. A constelação promovida pelo Programa Superendividados é exclusiva para os participantes do Projeto, mas as outras duas estão abertas para o público em geral, tendo preferência partes e advogados de causas cíveis e de família da Circunscrição Judiciária do Núcleo Bandeirante e de causas cíveis da Circunscrição Judiciária de Brasília. A adesão pode se solicitada por meio do e-mail cursos.nupemec@tjdft.jus.br. O solicitante deve escrever, no assunto, o nome do Projeto (“Projeto Constelar e Conciliar”). Com o deferimento da inscrição, a pessoa recebe a indicação do local em que será realizado o evento, que tem duração de, aproximadamente, duas horas. Mais informações pelos telefones 3103-7743 ou 6679.

A medida está em consonância com a Resolução 125/2010 do CNJ, que estimula práticas que proporcionam tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.