Trabalho realizado no TJDFT será apresentado nos Estados Unidos em congresso de Terapia Familiar

por SB — publicado 2016-05-30T15:55:00-03:00

imagem da logomarca da AFTAUm trabalho oriundo de projeto de pesquisa realizado no TJDFT será apresentado em congresso de Terapia de Família, na cidade de Denver, nos Estados Unidos. O estudo, realizado no âmbito da Secretaria Psicossocial Judiciária - SEPSI, intitula-se “Grupos Mistos de Gênero para as Famílias em Contexto de Violência Doméstica contra as Mulheres” (Mixed-Gender Groups for Families in Context of Domestic Violence Against Women).

O trabalho será apresentado pelos servidores Fabrício Lemos Guimarães e Mariana Martins Juras durante o 2016 AFTA Annual Meeting and Open Conference. O evento, promovido pela American Family Therapy Academy – AFTA, é considerado o maior congresso de Terapia Familiar dos Estados Unidos e será realizado entre os dias 22 e 25 de junho. A intenção dos palestrantes é divulgar, para conhecimento da comunidade científica internacional, uma das metodologias de atendimento em grupo empregadas pelo Serviço de Assessoramento aos Juízos Criminais – SERAV/SEPSI. Para isso, concorreram à concessão de apoio financeiro para eventos técnico-científicos do Fundo de Amparo à Pesquisa - FAP-DF (Edital 1/2016 ) e receberam apoio para participar do congresso.

A pesquisa a ser apresentada decorre de um Projeto intitulado “Impactos da Metodologia de Grupos Mistos na Justiça em Situações de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulheres”. Aprovado pelo Conselho de Ética e Pesquisa da Universidade de Brasília - CEP/IH/UnB, o Projeto foi coordenado pelos palestrantes e contou com participação de diversos servidores do SERAV/SEPSI.

A servidora Mariana Juras apresentará também o trabalho oriundo de sua tese de doutorado intitulado “Grupos Psicossociais com Pais Separados e Divorciados com Crianças Pequenas de Famílias Brasileiras de Baixa Renda (Psychosocial Groups with Separated and Divorced Parents of Young Children in Low-income Brazilian Families).

Os resumos dos trabalhos estão disponíveis na programação oficial do congresso (clique aqui para acessar).