CDJA abre inscrições para evento sobre adoção internacional

por SECOM- VIJ/DF — publicado 2016-03-22T21:20:00-03:00

Adoção Internacional CDJAA Comissão Distrital Judiciária de Adoção – CDJA/TJDFT realiza, no dia 14 de abril, o seminário Adoção internacional: as diferentes leituras de uma mesma história. O evento é gratuito e será no auditório da Vara da Infância e da Juventude – VIJ, localizada na SGAN 909, das 13h30 às 18h. Na ocasião, também será lançado livro infantil produzido pela CDJA.

O objetivo principal do evento é apresentar e discutir informações teóricas e práticas acerca da adoção internacional. O público-alvo são os profissionais que atuam nas entidades de acolhimento e na rede de atendimento à criança e ao adolescente do Distrito Federal, os servidores da VIJ e os estudantes de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e Direito.

Os interessados em participar do seminário devem fazer inscrição prévia, uma vez que as vagas são limitadas, e aguardar a homologação. Para se inscrever, é preciso preencher uma ficha (acesse aqui), salvar os dados e enviar para o e-mail inscricao.cdja@tjdft.jus.br. O prazo de inscrição vai até o dia 1º de abril. Os inscritos receberão mensagem de confirmação por e-mail.

PROGRAMAÇÃO

13h30 às 14h – Credenciamento

14 às 14h30 - Abertura solene

  • Desembargador Romeu Gonzaga Neiva – Corregedor da Justiça do Distrito Federal e Presidente da Comissão Distrital Judiciária de Adoção – CDJA.
  • Renato Rodovalho Scussel – Juiz Titular da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal – VIJ e membro da CDJA.
  • Isabel Maria de Figueiredo Falcão Durães – Promotora da Infância e da Juventude do Distrito Federal – MPDFT.
  • Sérgio Domingos – Coordenador do Núcleo da Infância e da Juventude da Defensoria Pública do Distrito Federal.
  • Francisco George de Lima Beserra – Coordenador-Geral da Autoridade Central Administrativa Federal – ACAF.
  • Thaís Botelho Corrêa – Secretária Executiva da CDJA.

14h30 às 16h - A adoção internacional como uma possibilidade de colocação de crianças e adolescentes em famílias substitutas

Mediadora: Vânia Sibylla Pires – Supervisora da Seção de Fiscalização, Orientação e Acompanhamento de Entidades – SEFAE/VIJ

  • Francisco George de Lima Beserra – Coordenador-Geral da Autoridade Central Administrativa Federal – ACAF – Panorama da adoção internacional no Brasil.
  • Sérgio Domingos – Coordenador do Núcleo da Infância e da Juventude da Defensoria Pública do DF – A garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
  • Isabel Maria de Figueiredo Falcão Durães – Promotora da Infância e da Juventude do Distrito Federal – MPDFT – A adoção internacional enquanto garantia do direito à convivência familiar.
  • Niva Maria Vasques Campos – Psicóloga e Supervisora Substituta da SEFAM/VIJ – A realidade dos cadastros de crianças, adolescentes e pretendentes à adoção.

Debate: 30 minutos

16h às 16h20 - Intervalo

16h20 às 17h50 - As múltiplas intervenções no processo de adoção internacional

Mediadora: Soraya Kátia Rodrigues Pereira – Psicóloga e Presidente do Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária Aconchego

  • Érica Espírito Santo – Representante Nacional do Organismo Francês – COFA – O papel dos organismos nos processos de adoção internacional e o perfil das famílias estrangeiras.
  • Maria da Penha Oliveira da Silva – Psicóloga Clínica – A preparação de crianças e adolescentes para a adoção internacional no ambiente psicoterapêutico.
  • Aline de Souza Ferreira – Psicóloga do Lar de São José – O processo de desligamento de crianças e adolescentes adotados por família estrangeira.
  • Thaís Botelho Corrêa – Assistente Social e Secretária Executiva da CDJA – A intervenção da CDJA nos processos de adoção internacional. 

Debate: 30 minutos

17h50 às 18h - Encerramento