Juízas do TJDFT participam do III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero na UnB

por ACS — publicado 2016-11-10T11:00:00-03:00

III Colóquio de Estudos Feministas e de GêneroNesta quinta-feira, 10/11, a juízas do TJDFT Rejane Zenir Jungbluth Suxberger, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Sobradinho, e Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes, titular da 1ª Vara Criminal de Brasília, participam, das 14h às 16h, do III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero. O evento, que conta com apoio do Centro Judiciário da Mulher do TJDFT, acontece até sexta-feira, 11/12, na Finatec, localizada na Universidade de Brasília – UnB.

Na ocasião, a juíza Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes apresentará, na Sessão 11, o trabalho “A violência sexual contra a mulher e os juízos de valor discriminatórios no processo judicial”. O objetivo é apresentar como os juízos morais de valor sobre a figura feminina são construídos durante o processo judicial, a partir de uma amostragem de diversos processos judiciais que culminaram com a absolvição do agressor, em casos de estupro.

Já a juíza Rejane Zenir Jungbluth Suxberger apresentará, na Sessão 16, o trabalho “Revitimização das mulheres dentro das salas de audiência”, ocasião em que abordará a falta de rotinas e de um protocolo nos juizados de violência doméstica, o que enseja a revitimização das vítimas em audiência sob o pretexto da pacificação social.

O III Colóquio Feminista e de Gênero, sob o tema "Mulheres e Violências: Interseccionalidades", busca reunir e difundir debates, estudos, pesquisas acadêmicas, ativismos e propostas político-sociais dedicadas ao entendimento, combate e prevenção da violência contra as mulheres no Brasil. O termo "interseccionalidades" põe em relevo a diversidade das identidades e experiências das mulheres ao considerar a articulação do sexo/gênero com outros eixos identitários (raça, etnia, classe, sexualidade/orientação sexual, religião, idade/geração, territorialidade, etc.) que também participam de discursos e práticas sociais que sustentam desigualdades, exclusões e violências que acometem muitas mulheres em nossa sociedade.

Fórum Violência contra a Mulher

O TJDFT, por meio do Centro Judiciário da Mulher - CJM, participou, nessa terça-feira, 8/11, do fórum “Violência contra a Mulher: o que os Profissionais de Saúde Têm a Ver com isso?”. O Fórum abriu a programação do III Colóquio e contou com a palestra "Mulheres e Violências: Interseccionalidade", proferida pelo juiz do TJDFT Ben-Hur Viza, coordenador do CJM.

O Fórum faz parte do projeto Notique, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT; o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios - MPDFT; a Secretaria de Saúde do DF - SESDF; o Ministério da Saúde - MS e a Universidade de Brasília - UnB. Como resultado dessa parceria, estão sendo realizados vídeos informativos sobre a temática com a participação do Conselho Federal de Psicologia. Os primeiros vídeos já estão disponíveis no Youtube: "Violência contra a mulher: o que os profissionais de saúde têm a ver com isso?" e "Notificação compulsória X comunicação externa (denúncia) - em casos de violência contra a mulher".

Para mais informações, acesse www.coloquiofeminista.com.