Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2016 Novembro TJDFT abre 11ª edição da Semana Nacional de Conciliação

TJDFT abre 11ª edição da Semana Nacional de Conciliação

por TT — publicado em 21/11/2016 12:45

Abertura 11ª Semana Nacional da Conciliação

O Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, e o 2º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador José Jacinto Costa Carvalho, abriram nesta segunda-feira, 21/11, a 11ª edição da Semana Nacional de Conciliação no TJDFT. O evento integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e acontece, simultaneamente, em todos os tribunais de Justiça do país, nas esferas estadual, federal e do trabalho. Na ocasião, foi entregue o Selo de Qualidade da 2ª Vice-Presidência do TJDFT a pessoas e empresas que se destacaram na consolidação da política de solução consensual de conflitos no âmbito do Tribunal.

Durante o evento, o Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, destacou o atraso da legislação brasileira em dar “relevo a institutos que podem contribuir com a pacificação social como a conciliação e a mediação”. Segundo o magistrado, nunca é tarde para que desenvolvamos ferramentas alternativas à decisão judicial, que muitas vezes não agrada as partes. “Esses meios (conciliação e mediação) trazem maior conforto para as partes porque de certa forma elas anuíram com a solução apresentada”, disse.

Abertura 11ª Semana Nacional da Conciliação

O 2º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Costa Carvalho, ressaltou que a mediação e a conciliação são uma política permanente da Casa, que não se esgota na realização da Semana Nacional de Conciliação. Além disso, anunciou que, em breve, com a inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc de Santa Maria, o TJDFT terá 100% das circunscrições atendidas pelos Cejuscs.

Para o magistrado, o grande desafio do Tribunal é dar efetividade ao Novo Código de Processo Civil e “incentivar a cultura da pacificação social e não a cultura da sentença e do litígio, transformar o conflito em algo positivo e contribuir para diminuição do acervo e para melhoria da prestação jurisdicional”. O desembargador enfatizou ainda que, mesmo com poucos recursos, o TJDFT foi destaque no relatório Justiça em Números do CNJ com o 2º melhor índice de conciliação entre os tribunais de médio porte.

O conselheiro do CNJ, juiz federal Fernando Mattos, ressaltou a importância dos novos métodos de solução de conflitos, uma vez que “o Judiciário utiliza um rito do século XVIII para solucionar conflitos do século XXI”. Para Mattos, o evento reforça o “compromisso do Judiciário com um sistema de Justiça que seja democrático e entregue a solução do conflito em um tempo adequado”.

Abertura 11ª Semana Nacional da Conciliação

Entre os premiados com o Selo de Qualidade da 2ª Vice-Presidência do TJDFT estão: o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Buzzi, na categoria personalidade pública; os juízes do TJDFT Marilza Neves Gebrim e João Paulo das Neves, na categoria magistrados; a advogada Priscila Camargo do Ernesto Borges Advogados, na categoria advogados; a diretora executiva jurídica da MRV Engenharia, Maria Fernanda Menin Maia, que recebeu o selo em nome da MRV Engenharia, premiada na categoria empresa parceira; o conciliador Lúcio Matos e a mediadora Abadia Rosa Caetano, premiados na categoria conciliadores; Helena Maria Costa, premiada na categoria instrutor; e o coordenador da Graduação em Direito da Escola de Direito de Brasília - EDP/IDP, Marcelo Cama Proença Fernandes, premiado na categoria instituição de ensino. O Selo de Qualidade da 2ª Vice-Presidência do TJDFT visa premiar pessoas e empresas que mais colaboram e incentivam o Movimento pela Conciliação, nos termos da Portaria GSVP 93/2016 do Tribunal. 

O evento contou ainda com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Buzzi, que ministrou palestra durante a abertura do evento; do defensor público-geral do DF, Ricardo Batista Sousa; da coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do TJDFT – Nupemec, juíza Luciana Yuki Fugishita Sorrentino; da secretária-geral da Amagis/DF, juíza Caroline Santos Lima, representando o Presidente da Amagis/DF, desembargador Sebastião Coelho; e da subchefe adjunta da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, Christianne Dias Ferreira.

Semana Nacional da Conciliação

Campanha Doação de Leite em PóNo TJDFT, como nos anos anteriores, a Semana Nacional da Conciliação já começou, desde o último dia 16/11, Na programação do evento, estão previstas palestras, oficinas e conciliações. Para acompanhar a programação de 21 a 25/11, clique aqui. Na edição 2015 do evento, foram realizadas 3.972 audiências com cerca de 40% de acordos fechados e R$ 5 milhões de valores homologados.

Neste ano, os participantes podem colaborar com crianças que vivem nas 16 instituições de acolhimento no DF e de famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal – VIJ/DF. Durante as palestras previstas para a Semana, a Rede Anjos do Amanhã estará arrecadando latas de leite em pó infantil, que serão doados aos abrigos.

No TJDFT, o Nupemec é o responsável por estudos e propostas para o aperfeiçoamento da política Judiciária de solução consensual de conflitos por meio de mediação, conciliação e pela compilação e envio ao CNJ dos dados da Semana Nacional de Conciliação. O Nupemec está vinculado à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador José Jacinto Costa Carvalho.

Acesse o Flickr do TJDFT e confira as fotos do evento.

ícone twitter  ícone facebook