VIJ/DF arrecada mais de 400 itens na Campanha de Jogos Pedagógicos

por LC/SECOM/VIJ — publicado 2016-10-25T21:15:00-03:00

Jogos pedagógicos

Os jogos serão destinados aos jovens do sistema socioeducativo, contribuindo no desenvolvimento das habilidades motoras e intelectuais dos socioeducandos

A Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), por meio do seu programa de voluntariado Rede Solidária Anjos do Amanhã, encerrou na última sexta-feira, 21/10, a Campanha de Jogos Pedagógicos para jovens do sistema socioeducativo com êxito. Em um mês de campanha, foram arrecadados 455 itens, sendo 252 brinquedos pedagógicos e 205 materiais lúdicos diversos. A campanha fez parte das comemorações dos 10 anos do programa, que contou com uma cerimônia de homenagem a voluntários e o lançamento do livro “O Anjos é 10!”, no dia 20/10, que conta a trajetória do serviço no presente, passado e futuro. Ao longo do ano festivo, a Rede Solidária também revitalizou o seu site e foi contemplado com um selo comemorativo.

De 21 de setembro a 21 de outubro, generosos voluntários levaram até a sede do Anjos, na 909 norte, jogos de tabuleiro (dama, xadrez, Banco Imobiliário, War etc), cubos mágicos, quebra-cabeças, petecas e outros itens de interesse do público adolescente. Houve ainda a entrega de kits de tênis de mesa para as atividades esportivas dos socioeducandos com o objetivo de minimizar as suas carências lúdicas e cognitivas. O montante arrecadado será entregue na quinta-feira da próxima semana, 3 de novembro, na Subsecretaria do Sistema Socioeducativo, da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal, órgão que demandou a campanha junto à VIJ/DF.

Conscientes da sua atuação proativa na sociedade, algumas pessoas tiveram participação marcante na campanha. Como é o caso do casal de juízes Luiz Otávio Rezende e Cristiana de Alencar, que entregou diversas sacolas de brinquedos na Rede Solidária. Dentro das embalagens, 86 itens entre jogos pedagógicos e brinquedos em geral. O casal foi um dos homenageados da Rede Solidária pelo relevante trabalho em prol de crianças e adolescentes em situação de risco social e recebeu das mãos do juiz da VIJ/DF, Renato Scussel, uma placa comemorativa na última segunda, 24/10.

Além do casal, uma senhora de 87 anos fez a diferença, engajando-se na campanha de forma cidadã e amorosa. Maria de Lourdes Junqueira Borges, que é avó uma servidora da VIJ/DF, resolveu trocar todos os presentes que ganharia no seu aniversário de 87 anos por jogos pedagógicos para aderir à iniciativa. Com essa atitude solidária, conseguiu mobilizar a família e arrecadar 46 jogos para os socioeducandos. “Já tenho tudo de que preciso e, então, resolvi pedir de presente de aniversário brinquedos para destinar aos jovens em conflito com a lei e, quem sabe, dar-lhes a chance de trilharem um novo caminho”, assegurou. Além dos parentes do Brasil, um neto e sua esposa que moram em Londres, sensibilizados com o pedido da avó, encaminharam o dinheiro para garantir os presentes dos socieducandos.

Outra importante ajuda veio de Minas Gerais. Ao tomar conhecimento da campanha, o primo de uma servidora da VIJ/DF, que vive em Belo Horizonte, encaminhou à Rede Solidária 11 brinquedos pedagógicos para contribuir com o aprimoramento das habilidades dos jovens.

Por que brincar é importante?

Além de entreter, o jogo contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras, emocionais, psíquicas e intelectuais dos jovens e ainda possibilita ao adolescente lidar de forma saudável com situações no futuro, tendo, assim, grande chance de se tornar um adulto mais preparado.

Sobre a Rede Solidária

A Rede Solidária Anjos do Amanhã é um programa de voluntariado da VIJ/DF, cujas ações são voltadas às crianças e adolescentes atendidos pela Justiça Infantojuvenil do DF, às suas famílias e às entidades a que estejam vinculados, como instituições de acolhimento, unidades socioeducativas, creches e projetos sociais.

O Anjos se orgulha de ter promovido, em uma década, inúmeras campanhas e ações solidárias voltadas a ajudar o público assistido pela VIJ/DF, obtendo sucesso em todas elas. A Rede Solidária é a ponte que une o recurso voluntário com as necessidades das crianças e adolescentes jurisdicionados.