Estudantes do Centro Universitário Estácio de Brasília visitam o TJDFT

por SS — publicado 2017-04-20T17:15:00-03:00

Estudantes visitam o TJDFTNa tarde desta quinta-feira, 20/4, o Tribunal recebeu a visita de estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Estácio de Brasília. Sob a supervisão do Professor-Coordenador do curso, Daniel Cândido, e da Professora-Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, Marescka Morena, cerca de 40 alunos foram recebidos pela equipe do Memorial do TJDFT no hall do Palácio Ruy Barbosa e, na sequência, acompanharam parte da sessão da 2ª Turma Criminal. Depois, os estudantes seguiram para o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde assistiram ao vídeo “50 anos do TJDFT” e conheceram o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, mobiliário e obras de arte do Tribunal.

Ainda no Memorial, eles tiveram palestra com a juíza Caroline Santos Lima, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania de Brasília, CEJUSC-BSB. A magistrada falou sobre o funcionamento e a estrutura da mediação e conciliação no Tribunal, e da mudança de paradigma no mundo jurídico, desde o advento da Resolução 125 do CNJ, destacando tantos os resultados práticos da conciliação, como os aspectos culturais que favorecem toda a sociedade. A juíza também respondeu perguntas diversas dos alunos sobre o TJDFT, a carreira da magistratura, e por fim, os convidou para conhecer os serviços de conciliação nos CEJUSCs espalhados pelo DF, inclusive como voluntários.

O Coordenador do curso de Direito da faculdade, Daniel Cândido, considerou a visita importante para colocar os alunos dos semestres iniciais em contato com o mundo jurídico. A Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, Marescka Moreno, agradeceu a recepção e o tratamento oferecidos pelos servidores do TJDFT, em especial pela equipe do Memorial, e avaliou positivamente a palestra da juíza Caroline Lima: “a conciliação e a mediação é o futuro do Direito e faz parte dos planos da faculdade ter um centro especializado no tema. Foi esclarecedor e proveitoso ouvir as palavras da magistrada”.

Saiba mais

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas. Se você deseja trazer seu grupo ou escola, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelo telefone (61) 3103-5893 e reserve seu horário. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.