Representantes do Banco Central visitam TJDFT para conhecer PJe

por AF — publicado 2017-04-05T19:40:00-03:00

Representantes do Banco Central visitam o TJDFTO TJDFT recebeu na tarde desta quarta-feira, 5/4, representantes do Banco Central- BC interessados em conhecer o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico – Pje e de outras iniciativas do Tribunal, que promovem mais celeridade aos trâmites processuais, como citações/intimações eletrônicas e intimações via WhatsApp, e permitem maior acesso à Justiça.  

Os representantes do banco foram recebidos pelos servidores do TJDFT Declieux Dias Dantas, secretário da SEPJE - Secretaria Especial do Projeto Judicial Eletrônico; Jorge Tomio Althoff e Mônica Villar de Aquino, titular e substituta do Núcleo Permanente de Projetos da Corregedoria – NUPROJ.

Durante o encontro, foram compartilhadas informações sobre implantação do sistema, plataformas utilizadas, dados estatísticos sobre adesão e utilização do PJE, parcerias em andamento, prazos judiciais e demais questões afetas ao tema. Curiosos e atentos, os visitantes iam perguntando sobre as principais dúvidas, que prontamente eram esclarecidas pelos servidores do Tribunal.

Na oportunidade, o chefe de divisão da Decap/Dipro - Divisão de Controle e Estudos de Processos Administrativos do BC, Carlos Takeshi Yonezawa, demonstrou interesse em agendar outras visitas para obter mais detalhes sobre a implementação do PJe, que, segundo ressaltou, pode facilitar e acelerar o andamento dos processos  administrativos do BC.

Ao final da reunião, os visitantes prometeram agendar novos encontros para estreitar o compartilhamento de conhecimentos e de informações entre as instituições. 

Intimação via WhatsApp

Essa foi a segunda visita realizada pelos funcionários da Decap/Dipro ao TJDFT. Na primeira oportunidade, em 20/3, a equipe estava interessada em saber sobre as intimações via WhatsApp, meio de comunicação célere e efetivo, atualmente adotado pelo Tribunal nos Juizados Especiais Cíveis e nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Nesse encontro, os representantes do banco foram recebidos pela juíza Fernanda Xavier, titular do Juizado Especial Cível de Planaltina, e pelos servidores Jorge Tomio e Mônica Villar, do NUPOJ.