TJDFT abre a VIII Semana Justiça pela Paz em Casa nesta segunda-feira

por ACS — publicado 2017-08-21T09:10:00-03:00

VIII semana paz em casaO TJDFT abre, nesta segunda-feira, 21/8, a VIII Semana Justiça pela Paz em Casa, campanha nacional de iniciativa da Ministra Cármen Lúcia, que tem por objetivo promover, nos tribunais de justiça do país, ações contínuas e sistemáticas de combate e prevenção a todas as formas de violência contra as mulheres dentro dos lares e nas famílias brasileiras. A cerimônia de abertura será realizada no Auditório Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília, das 16h30 às 19h.

Para o evento, o Tribunal, por meio do Centro Judiciário da Mulher – CJM/TJDFT, preparou programação especial, com palestras, ações conjuntas de divulgação da Lei Maria da Penha, acordo de cooperação entre os aplicadores da Lei, oficinas, espetáculo teatral, lançamento de livro e seminários. Confira aqui

Nesta segunda, dia da abertura, além das formalidades de praxe do lançamento da campanha, haverá palestra com a psicóloga Maria Eveline Cascardo Ramos sobre o tema “Violência na Família: importância da parceria da Psicologia com o Direito na minimização dos conflitos”. Após a palestra, será assinado Acordo de Cooperação Técnica entre o TJDFT, a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social, a Polícia Civil do DF e a Universidade de Brasília, com o objetivo de promover ações de orientação e assistência psicossocial e jurídica a usuárias e familiares dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM/PCDF, bem como, de realizar atividades de extensão e pesquisa.

Ao final da cerimônia, acontecerá também o lançamento do livro do CJM/TJDFT: “Maria da Penha Vai à Escola – MPVE”, que descreve o importante projeto criado pelo Tribunal para promover e divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas públicas do Distrito Federal. O e-book do projeto foi publicado no dia 30/3/2017. Depois do lançamento, serão distribuídos 200 exemplares às pessoas presentes.

Em sua oitava edição, a campanha Justiça pela Paz em Casa foi formalizada e instituída pela Portaria do CNJ nº 15, de 8 de março de 2017 e transformada em Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa.